Sumários

Franco Moretti: Clues

9 Outubro 2017, 18:00 Simão Valente

Leitura do ensaio de Moretti.


Sociologia e Crítica Literária.

O policial enquanto género.documento das mudanças sociais de final do séc. XIX.


Joseph Conrad, "The Return"

9 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

2. The Return": 2.1.  simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 2.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 2.3. a situação de especularidade da imagem:do sósia à espectralização; 2.4.  o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto, o Som enquanto imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura  a outro pano de valores (real); 2.5. a questão do "desejo": "o que quer uma mulher?" (Freud): 2.5.1. a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na lenda (idílio) do enamoramento masculino; ii) características: ausência de Nome próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do símbolo; 2.5.2. a interrogação de Alvan sobre a "razão" do acto da mulher; porquê o "regressso?", transitividade do "diálogo"/ "perdão" (vs) intransitividade do "riso" (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen).:  


Leitura de excertos de Labours of Hercules de Agatha Christie e de Arthur Conan Doyle

4 Outubro 2017, 18:00 Simão Valente

Sherlock: a análise, a tecnologia, a medicina
A apresentação da informação: quem sabe quando o quê.
Lei e Justiça: Poirot e o puzzle


Joseph Conrad: Impressionismo e Modernidade

4 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

1. "The Return ("Tales of Unrest", 1898): um texto de mudança ("Author's Note");  2. Conrad: entre Impressonismo e modernidade: uma estética do "visual" e dos "sentidos" (o Prefáco de "O Negro do Narciso", 1897); 3. Conrad e o cinema: 3.1. o cinema como "pictorial representation" e a referência à expressão do melodrama; 3.2. a incapacidade de figurar o "pensamento" (a hipótese de cinema de Virginia Woolf em 1926).
* projecção da abertura de "Gabrielle" de Patrice Chéreau e de "L'Arrivée d'un train à laGgare de La Ciotat" / "Sortie des ouvriers de l'usine Lumière à Lyon" dos Lumière
Bibliografia: texto de George Moore e versão portuguesa do Prefácio de O Negro do Narciso" na pasta da cadeira


Murder in the Orient Express

2 Outubro 2017, 18:00 Simão Valente

Comentário e visualização de excertos do filme de Sidney Lumet.

A composição das personagens: o casting.
A caricatura
O detective e o star system