Sumários
20 Setembro 2017, 18:00
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Simão Valente
As origens com Edgar Allan Poe, 1841
Conan Doyle e Sherlock Holmes: o modelo
A Golden Age, 1920-1940s: Agatha Christie, S.S. Van Dine, Ellery Queen, Ngaio Marsh, Ronald Knox, Dorothy Sayers
O Policial Hardboiled, 1940-50s: Dashiell Hammett, Raymond Chandler
20 Setembro 2017, 16:00
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Fernando Guerreiro
O Cinema como pedido da Literatura (cont).:
3.2 o Fantástico espectral e espectacular: da imagem especular (no espelho) - objectiva e fixa: temática do Duplo (Hoffmann, "Der Sandmann", Poe, "William Wilson") - à imagem espectral, solta e desmaterializada: a Fantasmagoria (Robertson) e a temática do Fantasma (Guy de Maupassant, "Le Horla"); os dispositivos espectaculares de instalação /apresentação das imagens: Panorama (Barker) e Diorama (Daguerre).
Poe: uma teoria de espectros
1. uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte ("Eureka", 1848): a alegoria da "gruta" de Platão ("República", VII) e o cinema como dispositivo de projecção de espectros: a reacção de Gorki (1896).
* projecção das sequências da Lanterna Mágica de "Fanny e Alexander", de Ingmar Bergman, e do "roubo da imagem" de "O Estudante de Praga", de Stellan Rye (1913)
Bibliografia: texto de Vanessa Schwartz sobre os Panoramas e excerto de uma entrevista de Jacques Derrida aos Cahiers do Cinémasobre o carácter espectral do cinema (na pasta da cadeira, fotocopiadora verde)
18 Setembro 2017, 18:00
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Simão Valente
Proposta de leitura para a disciplina: o género policial enquanto narrativa da interpretação:
Através de uma selecção de obras representativas do
género policial no cinema e da literatura o estudante poderá acompanhar a
evolução desta forma narrativa desde a sua criação, com os contos de Poe,
passando pelo ponto alto que é a figura de Sherlock Holmes, pela denominada Golden Age do policial durante os anos
20, pela era do hardboiled e do filme
noir norte-americano, chegando a
variações pós pós-modernas do policial com Potter e Machado. Não excluindo o problema da adaptação do texto literário
ao cinema, o programa considerará também duas abordagens teóricas que
permitirão confrontar texto e imagem: num primeiro momento, o policial enquanto
narrativa do acto de interpretar. Num segundo momento, a interpretação da
imagem enquanto pista para a criação ou descoberta do significado. (extraído do programa)
Avaliação:
1. teste em aula a meio do semestre
2. um segundo teste ou um trabalho de 3000 palavras, com entrega em Janeiro.
18 Setembro 2017, 16:00
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Fernando Guerreiro
1. Apresentação do programa: indicações bibliográficas e materiais de apoio: uma Antologia de textos críticos (fotocopiadora azul) + uma Antologia de textos literários (fotocopiadora verde), pasta da cadeira (fotocopiadora verde, nº 2).
2. Avaliação: 2 exercícios escritos (45% + 45%); participação, regularidade, frequência (10%) Possibilidade de pequenos trabalhos a combinar com o docente.
Datas dos testes: 8 de Novembro (2017) / 8 de Janeiro (2018). Aula de Avaliação:15 de Janeiro (2018)
3. O Cinema como pedido da Literatura nos séculos 18/ 19
1. o século 18 e o momento do Sensualismo: o novo saber da Estética (Baumgarten, 1750): o belo sensível; centração na recepção e no sujeito; uma estética de efeitos).
2. dois momentos do Fantástico: 2.1. um Fantástico óptico e especular: i) formações culturais: o Gótico inglês e o Romantismo alemão (Hoffmann); ii) os seus dispositivos: a Lanterna Mágica (projecção, divisão: diabolia, ampliação, deformação, movimento - entre as imagens, na imagem, na imaginação do espectador).
Bibliografia: na pasta da cadeira, páginas de "Eureka" de Edgar Allan Poe (a ler para a próxima aula), artigo de Ben Singer (sobre a situação da Imagem na modernidade: s. 19).