Sumários

O Teatro no Cinema

18 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): a revolução romântica do drama  e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano do final do s.XIX (B, Singer): picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac).
2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2a  crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915); o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema; o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica e não arte (Maiakovsky); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema: o ponto de vista de Luckacs (1913); 2.3. a nova figura do actor de cinema (W. Benjamin).
* projecção de "Those Awfull Hats" (1909) de D. W. Griffith
Bibliografia: A. Bazin, " Teatro e Cinema" (pasta da cadeira, reprografia verde).


Início do estudo de The Maltese Falcon

16 Outubro 2017, 18:00 Simão Valente

The Maltese Falcon (1941) de John Huston e o romance do mesmo título (1930) de Dashiell Hammett


Huston: o adaptador.

Cenas de abertura.


"Gabrielle" de Patrice Chéreau (2)

16 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

4. o dispositivo de cinema: 4.1. o cinema como teoria dos simulacros; 4.2. a relação Som/ Imagem: a letra (a carta) como alucinação do som na imagem: o texto escrito como tipografia (ampliação do significante e redução do sentido); 4.3. a relação com o texto: 4.3.1. oral: o corpo como sintoma, a questão da dicção; 4.3.2. escrito: do som (Conrad) à letra (Chéreau); literalização (alucinação) do som (escrito, nas legendas) ;objectivação do pensamento (da "corrente da consciência" (R. Humphrey)).
* projecção (comentada) de um dvd do filme


Do Policial Clássico ao Film Noir

11 Outubro 2017, 18:00 Simão Valente

Características fundamentais do film noir:


1 - A herança expressionista
2 - O melodrama moral
3 - A femme fatale



O Cinema como pedido da Literatura (2)

11 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

Do Som à Letra
1. a "narração" em Literatura e Cinema: 1.1. o carácter plurimodal da forma-cinema (C. Metz); 1.2. modalidades da "narração": a  "mostração" ("showing") e a "narração" ("telling"); 1.3. o narrador com tendência  mostrativa ou narrativa; 2. "Gabrielle" mais "mostração" do que "narração"; 2.1. pela imagem: transvisualização do texto de Conrad; o corpo e o rosto; o movimento;  2.2. pelo som: mais "discurso" do que "récit"; o texto dito por um corpo; 2.3. pela cor: diferentes registos, subjectivação; 3. o plano dos personagens: 3.1. o caso de Jean: re-erotização do desejo; passagem ao acto; 3.2. Gabrielle: figura com Nome próprio; autonomia do discurso do desejo; dupla decepção; figurações do corpo: do "incarnat" ao corpo agónico.