Sumários
Entre a Cultura Clássica e a Cultura Medieval: nanos gigantum humeris insidentes. Os mundos tardio e medieval: a síntese (im)possível.
20 Setembro 2019, 14:00 • Rodrigo Furtado
Entre a Cultura Clássica e a Cultura Medieval: nanos gigantum humeris insidentes (anões sentados nos ombros de gigantes; Bernardo de Chartres).
I. A Cultura Clássica (breve referência).
1. Uma cultura aberta de matriz mediterrânea: orientalização, helenização e romanização.
2. Uma cultura letrada e muito sofisticada: os textos clássicos – formas e conteúdos; o pensamento antigo; a arte.
3. Uma cultura aristocrática: ideias em torno do homem e dos deuses.
4. Uma cultura da cidade e da política: para que serve ser culto?
Os mundos tardio e medieval: a síntese (im)possível
II. 330: a fundação de Constantinopla e a Antiguidade tardia.
1. Nova Roma: a possibilidade de haver Roma sem Roma;
2. Mediterrâneo Oriental vs. Mediterrâneo Oriental.
III. 476: a devolução dos regalia do Ocidente ao imperador do Oriente.
1. A fragmentação política + acentuar da diferenciação regional;
2. O empobrecimento material.
IV. 622: a Hégira;
1. A conquista do Mediterrâneo e a derrota de Bizâncio e dos Persas;
2. O dinamismo económico e cultural: islamização e cultura clássica;
V. 800: a coroação de Carlos Magno;
1. A manutenção do modelo imperial e o papel do bispo de Roma;
2. O bascular da Europa ocidental para o Norte de Itália-Reno – a confirmação de uma tendência de 500 anos.
VI. 1096: a primeira cruzada.
1. Guerra e religião: quando a guerra é convocada pelo Papa;
2. A Europa fora de portas: a expansão falhada para o Mediterrâneo oriental.
VII. 1453: Os desafios finais.
1. A Guerra dos Cem Anos (1337-1453), o Grande Cisma (1378-1415) e a conquista de Constantinopla (1453);
2. A Europa fora de portas: a expansão para o Atlântico.
O termo "Idade Média".
20 Setembro 2019, 10:00 • Angélica Varandas
O termo "Idade Média". Problematização de balizas cronológicas: de 479 a 1453.
Apresentação. Programa. Avaliação. Bibliografia.
17 Setembro 2019, 14:00 • Rodrigo Furtado
Apresentação. Programa. Avaliação. Bibliografia.
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1. Programa |
Esta UC procurará questionar a pertinência de três postulados: o de que a “cultura medieval” é herdeira da “cultura clássica”; o de que a “cultura medieval” é uma “cultura cristã”; e o de que a “cultura medieval” é “atrasada/ignorante”. Cada um deles será discutido sob cinco perspectivas diferentes: cultura e poder (centrado na construção cultural das monarquias imperiais e papal); cultura e sabedoria (em torno da definição de uma cultura erudita medieval); categorizações do real (o tempo, o espaço e a sociedade); processos civilizacionais (sobre a construção identitárias em torno do conceito de civilizado); disputas e controvérsias (centrados nas transformações sociais e culturais dos séculos XIII-XV). Utilizar-se-ão excertos de São João, Eusébio de Cesareia, Agostinho de Hipona, Jerónimo, Gelásio I, Ps-Dionísio Areopagita, Isidoro de Sevilha, Eginhardo, Gregório VII, Inocêncio III, Francisco de Assis, Bonifácio VIII ou Dante, e ainda textos como o Nibelungenlied, o Beowulf, ou alguma poesia trovadoresca.
Prólogo: ‘No princípio era o Logos’.
1. Poder.
Depois de Constantino: urbanismo, eusebianismo e episcopalismo – um império romano e cristão.
Niceia (325) – Constantinopla (381) – Éfeso (431) – Calcedónia (451): sobre Deus e sobre o império. Translationes imperii/regni: Roma – Aquisgrano, Toledo – Oviedo – Leão.
A definição da monarquia papal: a reforma gregoriana, o Venerabilem e a Unam Sanctam.
2. Sabedoria.
Ciceronianus e/ou Christianus? ‘Onde estiver o teu tesouro, aí está também o teu coração’.
A morte de Vergílio? A educação clássica e a doctrina christiana – breviários e comentários.
‘Renovar os ensinamentos dos Romanos e instruir a Hispânia’: Isidoro e as Etimologias.
Scriptoria, livros e bibliotecas: o que se guardava? O que se copiava? O que se lia?
3. Categorias.
Inscrever Deus no espaço: o que é o ‘real’? Cidade vs. campo; mosteiro vs. castelo; terra vs. oceano.
Reconhecer Deus no tempo: a inteligibilidade da história e a cristianização do quotidiano.
Reconhecer Deus na sociedade: definir a hierarquia. Os mundos humano e celeste: ordens e funções.
Cluny e Gregório VII: sacralização da sociedade – o monge guerreiro; as cruzadas.
4. Processos civilizacionais.
A codificação das virtudes guerreiras; o contexto nobiliárquico e senhorial.
Controlar a mulher; assegurar a família: a sacramentalização do casamento.
O embrião das construções nacionais: mecanismos de identificação em torno do rei.
Eliminar a diferença – mártires; brux@s; homossexuais e travestis; hereges; infiéis.
5. Disputas.
Os novos intelectuais e as Universidades: entre a Igreja e o rei; as corporações; a cidade.
A emergência de uma cultura nobiliárquica: a cultura nobre e a emergência do cerimonial de corte.
Mendicantes e ‘novas’ propostas de sabedoria/espiritualidade– Francisco de Assis e Boaventura.
Repensar o poder: M. Pádua e G. Ockham; J. Wycliffe e J. Hus. O Cisma e o conciliarismo.
2. Avaliação |
1. Um único ensaio curto
a) máximo 2500 palavras (máximo: 6-7 páginas, escritas em Times New Roman, 12, single space), excluindo bibliografia.
b) Entregar em Word, para o mail: rodrigo.furtado@campus.ul.pt.
c) Data de entrega: até 8 de Dezembro de 2019.
Temas possíveis (escolher um):
A. Qual o lugar do cristianismo na cultura medieval?
Utilizar, além dos textos e bibliografia das aulas:
Beowulf vv. 1-1069 ou Niebelungenlied 1.
B. Williamson (2014), ‘Material culture and Medieval Christianity’, The Oxford handbook of Medieval Christianity, Oxford DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199582136.013.004.
J. Van Egen (1988), ‘The Christian Middle Ages as an historiographical problem’, The American Historical Review 91, 519-552 (a partir da p. 537).
B. Qual a relação entre a cultura medieval e a cultura clássica?
Utilizar, além dos textos e bibliografia das aulas:
Dante Alighieri, Comédia 1-2.
R. Copeland (2016), ‘The curricular Classics in the Middle ages’, The Oxford history of Classical reception in English literature 1. 800-1558, Oxford, 21-34;
M. C. Woods (2016), ‘Experiencing the Classics in Medieval education’, The Oxford history of Classical reception in English literature 1. 800-1558, Oxford, 35-51;
C. A cultura medieval era ignorante?
Utilizar, além dos textos e bibliografia das aulas:
Agostinho de Hipona, Confissões 1.
J. Mattoso (2011), ‘Onde está a sabedoria medieval?’, Memória e sabedoria, V. N. Famalicão, 181-197.
L. A. Smoller (2014), ‘‘Popular’ religious cultures’, The Oxford handbook of Medieval Christianity, Oxford DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199582136.013.021.
2. Teste Final
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Elementos de Avaliação |
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Ponderação |
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Ensaio |
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até 8 Dez. |
Dom. |
23h59m |
por mail |
obrigatório |
50% |
Teste final |
1ª |
20 Dez. |
6ª f. |
14h-16h |
2.1 |
escolher apenas uma das chamadas |
50% |
2ª |
23 Dez. |
2ª f. |
14h-16h |
a determinar |
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4. Planificação de Aulas e de Leituras |
Esta planificação pretende auxiliar os alunos na sua própria preparação para as aulas. Pressupõe-se que, para cada aula, o aluno tenha lido os textos.
1 |
I. Poder. Depois de Constantino: urbanismo, eusebianismo e episcopalismo – um império romano e cristão.
· Van Dam, 2008: 283-316. |
2 |
Niceia (325) – Constantinopla (381) – Éfeso (431) – Calcedónia (451): sobre Deus e sobre o império.
· Van Dam, 2008: 317-362. |
3 |
Translationes imperii/regni: Roma – Aquisgrano, Toledo – Oviedo – Leão.
· Pocock, 1999. |
4 |
A definição da monarquia papal: a reforma gregoriana, o Venerabilem e a Unam Sanctam.
· Dyson, 20093: 354-371. |
5 |
II. Sabedoria. Ciceronianus e/ou Christianus? ‘Onde estiver o teu tesouro, aí está também o teu coração’.· Cameron-Garnsey, 1998: 665-679; 704-707. |
6 |
A morte de Vergílio? A educação clássica e a doctrina christiana – breviários e comentários.
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7 |
‘Renovar os ensinamentos dos Romanos e instruir a Hispânia’: Isidoro e as Etimologias.
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8 |
Scriptoria, livros e bibliotecas: o que se guardava? O que se copiava? O que se lia? · McKitterick, 1989: 165-210. |
9 |
III. Categorias. Inscrever Deus no espaço: o que é a realidade? Cidade vs. campo; mosteiro vs. castelo; terra vs. oceano.
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10 |
Reconhecer Deus no tempo: a inteligibilidade da história e a cristianização do quotidiano.
· Le Goff, 1983: 206-241. |
11 |
Reconhecer Deus na sociedade: definir a hierarquia. Os mundos humano e celeste: ordens e funções.
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12 |
Cluny e Gregório VII: sacralização da sociedade – o monge guerreiro; as cruzadas.
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13 |
IV. Processos civilizacionais. A codificação das virtudes guerreiras; o contexto nobiliárquico e senhorial.
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14 |
Controlar a mulher; assegurar a família: a sacramentalização do casamento; etiqueta e amor cortês.
· Howell, 20093: 130-160. |
15 |
O embrião das construções nacionais: mecanismos de identificação em torno do rei.
· Dyson, 20093: 354-371. |
16 |
Eliminar a diferença – mártires; brux@s; homossexuais e travestis; hereges; infiéis.
· Nielson, 1988: 217-241. |
17 |
V. Desafios. Os novos intelectuais e as Universidades: entre a Igreja e o rei; as corporações; a cidade.
· Collish, 1997: 265-273. |
18 |
A emergência de uma cultura nobiliárquica: a cultura nobre e a emergência do cerimonial de corte.
· Barton, 20093: 500-524 |
19 |
Os mendicantes e as ‘novas’ propostas de sabedoria/espiritualidade– Francisco de Assis e Boaventura.
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20 |
Repensar o poder: M. Pádua e G. Ockham; J. Wycliffe e J. Hus. O Cisma e o conciliarismo.
· Collish, 1997: 335-351. |
Apresentação. Organização do semestre.
17 Setembro 2019, 10:00 • Angélica Varandas
Organização do semestre: apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos.Foi entregue aos alunos a planificação das aulas, onde constam as datas dos elementos de avaliação, bem como a ponderação de cada um deles com vista à avaliação final.
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
17/09 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
20/09 |
O termo “Idade Média”. Idade Média: de 476 a 1453. A Idade Média e o séc. XIX. |
3 |
24/09 |
As Heranças. O Império Romano e o Advento do Cristianismo. |
4 |
27/09 |
A Cultura Monástica. Os Primeiros Padres da Igreja. |
5 |
01/10 |
Neoplatonismo e outras doutrinas |
6 |
04/10 |
O simbolismo do templo cristão. |
7 |
08/10 |
O neoplatonismo – aula lecionada pela Profª. Doutora Filipa Afonso. |
8 |
11/10 |
A cavalaria – aula lecionada pela Drª. Ana Rita Martins |
9 |
15/10 |
Encontro Gesta – Anf. III |
10 |
18/10 |
Os ideais aristotélicos e a filosofia nominalista. A figura de William of Ockham. |
11 |
22/10 |
Uma cultura de manuscrito: produção e características dos manuscritos medievais. |
12 |
25/10 |
O Livro na Idade Média. O Livro dos Livros e o Livro da Natureza. O Verbo e a relação entre a oralidade e a escrita na Cultura Medieval. |
13 |
29/10 |
A auralidade. A Arte da Memória. |
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01/11 |
Feriado |
14 |
05/11 |
A Arte da Iluminura. A relação entre o texto e a imagem. |
15 |
08/11 |
O simbolismo animal e os bestiários medievais |
16 |
12/11 |
As invasões bárbaras. O caso inglês: a cultura anglo-saxónica. |
17 |
15/11 |
A literatura anglo-saxónica: a poesia elegíaca. |
18 |
19/11 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO. |
19 |
22/11 |
A literatura anglo-saxónica: Beowulf. |
20 |
26/11 |
A literatura anglo-saxónica: Beowulf. |
21 |
29/11 |
A invasão normanda de Inglaterra e a Batalha de Hastings. O reinado de William I. O Feudalismo e a Organização da Sociedade. O reinado dos reis normandos. |
22 |
03/12 |
O reinado dos reis angevinos. O Amor Cortês e as Artes: da Lírica ao Romance de Cavalaria. |
23 |
06/12 |
O reinado dos reis Plantagenetas. A reacção contra os franceses. A Guerra dos Cem Anos. |
24 |
10/12 |
Sec. XIV: o século calamitoso. A Peste Negra, as danças macabras e o triunfo da morte. O conceito de macabro. |
25 |
13/12 |
Uma Poética da Autoria: os Grandes Autores. Chaucer e os The Canterbury Tales. |
26 |
17/12 |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO |
27 |
20/12 |
A figura de Artur e o romance arturiano. A herança celta. |
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45% cada um).
Participação nas aulas (10 %).
Horário de Atendimento:
6ºas feiras das 15h às 16h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.