Sumários

Platão, A República, Livro X: imitação e irracionalidade

26 Outubro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda as considerações de Jonathan Culler sobre a literatura como uso de linguagem e como “capital cultural”: o fenómeno literário enquanto “instituição paradoxal”, ao mesmo tempo convencional e “disruptiva”.

A dimensão histórica da reflexão sobre a arte literária na cultura ocidental: as discussões desde a Antiguidade clássica e a noção de imitação (mimese) como fundamento da actividade artística.

Leitura e comentário de passos do Livro X de A República, de Platão: a discussão sobre os efeitos nefastos da imitação poética no quadro de um específico entendimento sobre o ser humano e sobre a sociedade ideal; a poesia considerada como processo de afastamento da verdade e apelo à parte irracional dos seres humanos.

 


Iris Murdoch + revisões

25 Outubro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Leitura e discussão da entrevista de Iris Murdoch a B. Magee 'Philosophy and Literature' + Revisões.


A Pastoral: dois exemplos em poemas contemporâneos

25 Outubro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Alguns temas e motivos da antiga Pastoral, virgiliana e quinhentista  em dois poemas de poetas contemporâneos: Carlos de Oliveira "Rebanho" ( 1979) e Fiama Hasse Pais Brandão "O bucolismo deixará de ser um canto" (2000).

O que são os géneros e qual o seu papel? Os géneros fornecem um conjunto de regras,  de convenções  e expectativas que devem guiar o leitor na sua leitura das obras. 


Camões, Canção IX

21 Outubro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

A forma "canção": a herança petrarquista; a medida nova; a estrutura heterométrica e hetero-estrófica. A oscilação entre io decassílabo e ao decassílabo quebrado. As 3 partes da canção: a importância da finda ou commiato. A progressiva construção da subjectividade. O paralelismo e a contraposição entre Natureza e sujeito. O percurso em direcção à construção do tema da poesia sobre poesia (auto-reflexividade) na finda. Um poema sobre a repetitio: anáfora, epífora, epizeuxe, epanalepse, aliteração. A contribuição da repetitio para o ritmo do poema. O tema da viagem e o desdobramento espacial e temporal, bem como real e imaginário, do poema. O valor da invocação e do paradoxo finais.


Teoria da Literatura no século XX

21 Outubro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Comentário dos capítulos iniciais de Teoria da Literatura, de Wellek e Warren: o “uso literário” da linguagem e a “função estética” das obras literárias; as noções de referência e de ficção; os modos de representação literária (lírica, drama, épica / narrativa); as metodologias de estudo “extrínseco” ou “intrínseco” da literatura.

Breve consideração de Literary Theory. A Very Short Introduction, de Jonathan Culler (1997): os caminhos da reflexão sobre a literatura no final do século XX.