Sumários

Narrativa e ficção

25 Novembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Breve ponderação sobre os elementos constitutivos de uma narrativa e as categorias de análise propostas pela narratologia. A complexificação dos estudos narrativos no século XX.

Leitura e análise do conto “A forma da espada”, de Jorge Luís Borges: a importância da perspectiva da narração, e a evidenciação da diferença entre construção narrativa e experiência vivencial.


Jorge de Sena e Kavafis

25 Novembro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

Poesia e ética. A forma epistolar (Sena) e a forma dialogal (Kavafis) e seus efeitos de sentido. 

Sena, "Carta a meus filhos...": marcação do destinador e do destinatário, datação e localização da epístola. Breve horizonte sobre a tradição da epístola literária e seus objectivos principais. A História nas suas violências: o regime ditatorial em Portugal; a Inquisição; o "efeito Goya" (invasão napoleónica); o Holocausto. A contraposição entre violência histórica e confiança no futuro ("alegria"). Estruturação do poema.
Kavafis, "Esperando pelos bárbaros": o funcionamento antifrásico do título. A tradição do poema dramático e sua relacionação com o diálogo socrático (maiêutica). As perguntas em crescendo, as respostas repetitivas, até à última pergunta sem resposta. Porquê?Reescrita da antítese nós/outros. A comunidade que produz os seus próprios inimigos.


Revisões

24 Novembro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Leitura e discussão de 'The epistemology of metaphor' de Paul de Man. + Revisões.


Júlio César,de Shakespeare

24 Novembro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Aula centrada no acro III da peça de Shakespeare. Os discursos do Capitólio. O uso da "técnica retórica" por Shakespeare e a criação de uma situação de " teatro dentro do teatro"  tendo em conta que os discursos de Bruto e e Marco António perseguem objectivos antagónicos e, no caso do segundo, encapotados. 

A técnica retórica : a "invenção" do discurso em função dos objectivos e do auditório (inventio) a estrutura organizada com simetria e apresentação escalonada dos argumentos (dispositio)  a "ornamentação" do discurso (elocutio), a memorização (memoria) e a apresentação publica do discurso pelo orador (actio). 


Imitação e intertextualidade

23 Novembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda a questão da imitação da tradição: influências, originalidade e intertextualidade.

O “furto” poético, e a reflexão consciente dos poetas sobre os procedimentos criativos, e sobre os exercícios de leitura e de crítica literária: leitura e análise do poema “Contrição”, de Rui Knopfli.

Introdução ao estudo de narrativas literárias: as narrativas breves do volume Ficções, de Jorge Luís Borges.