Sumários

Texto dramático e espectáculo teatral

7 Dezembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Introdução ao estudo do texto de teatro: a noção de drama; a especificidade do texto dramático e a sua relação com a encenação e o espectáculo teatral; as transformações históricas do teatro na cultura ocidental e a discussão em torno da “ilusão dramática”. As novas propostas teatrais no início do seculo XX e a deliberada desconstrução da ilusão, em busca da lucidez analítica do espectador. O caso do teatro de Luigi Pirandello.

Entrega dos primeiros testes corrigidos; breves considerações sobre os desempenhos dos estudantes.

Entrega, pelos estudantes, do segundo relatório escrito de uma aula assistida.


Reflexão metafísica (3)

7 Dezembro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

Poemas de Ronsard, Quevedo, e Du Fu. Um mesmo tema para três diferentes formas de o tratar discursiva e literariamente.


Ronsard: o motivo da rosa e suas implicações temáticas (fugacidade da vida vs. maior esplendor): o universo renascentista e a forma de tratar o tema da morte como possibilidade de a transformar metaforicamente em vida. Os motivos utilizados e os sinais de fecundação e afirmação de vida mesmo na morte. O sensorialismo.

O tom gnómico do poema de Quevedo e a figuratividade barroca. O uso do presente, o enunciar de verdades universais, o tom sentencioso: composição do título do poema. A carga dramática do poema: brevidade e ilusão. A convergência para o sujeito. Os tempos da vida como ilusão.

Du Fu: a convergência dos elementos da Maratureza, a ausência de narratividade, a justaposição de imagens: consequências para a interpretação. Poema auto-reflexivo e meta-literário: o letrado solitário.



Tolstoi

6 Dezembro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Tolstoi - Khadji-Murat


O modo narrativo. Aula dada pela plataforma Zoom.

6 Dezembro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Algumas das noções basilares que definem o modo narrativo: narradores omniscientes e não omniscientes, na primeira e (ditos) na terceira pessoa. A diferença entre fábula/enredo e narrativa segundo Eagleton. Focalização narrativa e conhecimento. Narradores dignos de confiança e narradores não dignos de confiança.


Início do estudo do conto de Maria Velho da Costa "Dama Djudja" (Dores, 2003).

A aula teve lugar via plataforma Zoom, no sábado dia 11 de Dezembro, em regime de substituição. Com efeito, a aula presencial não teve lugar, como previsto, no dia 6 de Dezembro, devido a doença da professora. 


Reflexão metafísica (2)

2 Dezembro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

Poemas de Claraval, Donne e Montale.


Os dois primeiros poemas (Claraval e Donne): a metafísica no quadro do transcendente e de um universo religioso. A pacificação de Claraval vs. a luta barroca do poema de Donne. A inspiração bíblica (1Coríntios, 15:55). a estrutura dialógica dos dois poemas e as respectivas invocações: paralelismos e diferenças.
Montale: a metafísica a num quadro de que o transcendente desaparece. A intertextualidade: as Moiras e Átropos. Morte e memória: diferentes formas de morrer mesmo em vida. A diferenciação temática das duas estrofes: humano e natural.