Sumários

Modos, géneros, formas fixas, convenções literárias: O caso da Pastoral

18 Outubro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Modos, géneros, formas fixas e convenções literárias: o caso da Pastoral. A  Écloga,  primeiras manifestações em Teócrito e Virgílio. Convenções da écloga segundo Virgílio, na antiguidade, e, no século XVIII  , Fontenelle ("Discours sur la nature  de l'écogle" [apud Paul Alpers, What is Pastoral?]). 

Leitura da primeira écloga de Virgílio nas Bucólicas


Noções de literatura

14 Outubro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Leitura e análise de poemas que se apresentam como poéticas: a ponderação sobre formas e materiais poéticos em “O poema”, de João Cabral de Melo Neto, e sobre a figura do poeta em “Motivo”, de Cecília Meireles; a ênfase na despersonalização do acto criativo e a consideração do poema como “organismo” vivo.

A noção de literatura, a dificuldade em circunscrever o conceito, a “condição verbal” do universo literário e os “usos” da linguagem: leitura e comentário dos artigos “Definições de literatura” e “O reino das palavras” de David Mourão-Ferreira (1962-3). 


António Nobre

14 Outubro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

O poema "viagens na minha terra".

As diversas formas de viagem no poiema: viagens temporais, viagens espaciais, viagens "em fantasia", viagens literárias. Intertextualidade: Garrett, Júlio Dinis, Camões.
A tradição do poema narrativo na LP: as categorias da narrativa, espaço, tempo, narrador, personagem. Como se tecem elas neste poema?
A estrutura do poema: 25 sextilhas octossilábicas, estruturadas em 3 partes. A diemnsão narrativa nesta estruturação. A oralidade, o impressionismo na linguagem, a preparação do modernismo.


Empson

13 Outubro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Interpretação do ensaio 'Proletarian Literature' de W. Empson. 


Ficção, ficcionalidade. Linguagem e literatura.

13 Outubro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Sobre a diferença entre contextos práticos  (que afectam o sentido dos enunciados) e os enunciados que, podendo ter sido gerados num determinado contexto dele se evadem, porque o seu significado não está limitado a eles, podendo inclusivamente alterar-se com o tempo . A ficcionalidade é uma das razões pelas quais as obras literárias tendem a ser mais ambíguas do que as não literárias, dado carecerem de contextos práticos (Eagleton "Interpretação", Como Ler Literatura, 2021). 


A resposta para a questão colocada por Culler ("language, Meaning and Interpretation", Literary Theory : A  Very Short Introduction, 2000): "É  a literatura uma forma especial de linguagem, ou um uso especial da linguagem?": um uso especial. 

Breve referência aos "usos" da linguagem em Austin, How to do Things with Words.