Sumários

Poesia lírica: intertextualidade e experimentação

2 Dezembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Leitura e comentário do vilancete “Descalça vai para a fonte”, de Luís de Camões, e da sequência poética “Leonorana”, de Ana Hatherly: a transformação histórica das regras de composição poética, das formas fixas da tradição clássica à experimentação formal do século XX.

Leitura e análise do poema “Na messe, que enlourece, estremece a quermesse…”, de Eugénio de Castro: a construção de significados assente na notória exploração dos efeitos sonoros da linguagem, a partir de uma cuidada escolha lexical e estruturação sintáctica.

O motivo do olhar e do enamoramento em poemas de Luís de Camões e Tim Burton: leitura e comentário de diversas composições.


Reflexão metafísica (1)

30 Novembro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

Poemas de Sá de Miranda, Francisco Manuel de Melo, Hölderlin.


Análise comparativa do poema renascentista w do poema barroco. Questões discursivas e periodológicas. O contraste entre dimensão conceptual e imagens concretas. Tema e motivos. O que há de comum e o que há de diferente. A metafísica ligada ao transcendente. 
O poema de Hölderlin: o topos do ubi sunt e a força da tradição. A parataxe (Adorno) e a forma soneto (soneto em espelho). A intertextualidade (Dante): nel mezzo del camin - apreciação retrospectiva e avaliação existencial. Plenitude e escuridão. O que é um mundo sem humano?


Ficções, de Jorge Luis Borges

30 Novembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de narrativas do volume Ficções, de Jorge Luís Borges. Leitura e análise do conto “Tema do traidor e do herói”:  atenção ao desdobramento dos planos da narrativa, e ao modo como são descritos os processos de autoria e interpretação; o questionamento da fronteira entre relato histórico e construção ficcional.

Introdução ao estudo da poesia lírica: a exploração do alcance significativo da dimensão sonora e visual da linguagem verbal; o universo da versificação, o verso livre e a poesia experimental.

 


Teste 2

29 Novembro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Teste 2.


Conclusão do estudo da peça de Shakespeare

29 Novembro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

O IV e o V actos da peça Júlio César de Shakespeare. O tema dos suicídios, a "hipótese interpretativa" de uma "justiça post-mortem" que leva à queda das principais personagens. A personagem trágica. 


Início do estudo do conto de Maria Velho da Costa "Dama Djudja" (Dores, Lisboa, Dom Quixote, 1994).