Sumários

Seis personagens à procura de um autor: autoria, representação e “verdade”

14 Dezembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e comentário de Seis Personagens à procura de um Autor, de Luigi Pirandello: a encenação do “drama” familiar por Personagens e Actores, e as discussões sobre a “verdade” da representação e da vida; a presença de elementos do domínio do fantástico e a aceitação da inverosimilhança; a ambiguidade final sobre os limites do fingimento artístico.

Conclusão das questões tratadas ao logo do semestre com a leitura e comentário da composição “Soneto de Lisboa”, de Joan Margarit: o auto-retrato do poeta no confronto com a tradição poética e com os motivos da escrita.


Tolstoi

13 Dezembro 2021, 09:30 Alberto Miguel Antunes Arruda

Tolstoi


Maria Velho da Costa: "Dama Djudja".

13 Dezembro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Noções de Narratologia:  a diferença entre história (enredo, fábula) e discurso. Focalização narrativa: focalização omnisciente, interna e externa e distância do narrador. 

Conclusão do estudo  do conto de Maria Velho da Costa, "Dama Djudja" em Dores (2003). O uso do discurso indirecto livre. 


Rafael Alberti, Guernica. A écfrase

9 Dezembro 2021, 15:30 Helena Carvalhão Buescu

Homenagem e imortalidade. O processo ecfrástico: Alberti e Picasso. A memória da guerra e a violência espelhada no poema. a relação entre poema e pintura. 

Aula a continuar na próxima sessão.


Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello

9 Dezembro 2021, 15:30 Ângela Fernandes

Início do estudo do drama Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello: a estrutura global da peça e a distinção entre o mundo dos actores e o mundo das personagens, nos seus dois níveis de realidade. Visionamento e comentário de breves sínteses de três encenações recentes da peça de Pirandello.

Leitura de passos relevantes do texto e apreciação da sequência dramática: o ensaio e os bastidores do teatro; as observações iniciais do Director sobre o teatro “actual” e a auto-referência de Pirandello; a chegada das Personagens, a progressiva revelação do “drama” familiar, e a persuasão do Director em experimentar a sua encenação.

Entrega dos relatórios escritos corrigidos.