Sumários

O Cinema das Atracções

1 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema de exibidores: o carácter multiméda e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do Som: efeito de real e de actualização das imagens, interacção e direito ao ruído do público;
2. o cinema de atracções (1896/ 1908): um cinema da "mostração" (mais "showing" do que "telling"), exibicionista e performativo;
3. o Modo Primitivo de Representação (N. Burch): 3.1.o cinema unipontual: o plano como "quadro"; frontalidade e centração; auto-suficiência  e atomismo; o comentário exterior pelo "lecturer"/ "bonimenteur" ou pelos "intertítulos"; 3.2. o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do "tempo", do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horizontal" (sucessividade, alternância), depois "vertical" (simultaneidade,  paralelismo); 3.3. a noção de "photoplay" (Edwin S Porter).
* projecção de filmes, nomeadamente "The Great Train Robbery" de Edwin S. Porter (Edison Company, 1903)
Bibliografia: textos de Tom Gunning, André Gaudreault e Noel Burch na Antologia


Visualização do filme "Carta de uma desconhecida" (Max Ophüls, 1948).

30 Setembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Carta de uma desconhecida (Max Ophüls, 1948). 

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


O cinema de Georges Méliès

27 Setembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. as duas vias do cinema: um cinema da reprodução do real (mimese)= os Lumière/ o cinema da "fábula" (do artifício": "truc") e da metamorfose= Méliès (Sadoul, Langlois, Morin); Godard: os Lumière= "o extraordinário do ordinário"/ Méliès: o "ordinário do extraordinário";
2. Méliès: um cinema entre a Magia e o Teatro Fantástico (de "féerie"): 2.1. a narrativização do "truc" e objectivação (literalização) fotográfica do "fantástico"; ilusionismo do "truc" (passe de mágica) e da percepção do cinema ; 2.2. importância do "décor" como princípio de "mise en scène"; 2.3. passagem do estado de "técnica" (registo) do cinema dos Lumière ao da "arte" (Méliès).
* projecção de alguns filmes de Georges Méliès
Bibliografia: texto sobre as técnicas de Méliès na pasta da cadeira


Literacia fílmica

25 Setembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Introdução e contextualização histórica sobre o modo como o cinema se relaciona, desde os primórdios, com a literatura e a pintura.

Introdução à Literacia fílmica: as especificidades da linguagem cinematográfica.


O Cinema dos Lumière

24 Setembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o paradigma da Fotografia (André Gaudreault): as experiências de cronofotografia de Muybridge  e Marey;
2. os dispositivos de cinema: o Kinetoscópio de Edison (1984) e o Cinematógrafo dos Lumière (1895);
3. o cinema dos Lumière: 3.1. a reacção do público às primeiras imagens de cinema: o modelo de percepão "alucinatório primitivo" (Rittaud-Hutinet). O caso de Gorki em 1896: uma "fantasmagoria"; 3.2. características técnico-formais da produção-Lumière (1895-1905): enquadramento e "mise en scène" trabalhados pelo movimento; estrutura de recepção do acaso; luminismo impressionista.
* projecção de alguns filmes  dos Lumière