Sumários
Do cinema mudo ao cinema clássico
23 Setembro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
O efeito único do cinema: Kulechov effect.
A inter-relação dos géneros cinematográficos desde os primórdios do cinema.
O pioneirismo de Dziga Vertov, O homem da câmara de filmar (1918).
O cinema nos anos 20 e o surgimento do Código Hays.
O cinema antes do cinema:formas de pré-cinema
20 Setembro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
Formas de pré-cinema (o duplo paradigma segundo André Gaudreault): 1) o paradigma do espectáculo: a projecção de imagens (Lanterna Mágica e Fantasmagoria) e a criação de situações (dispositivos) de percepção espectacular das imagens (Panorama e Diorama); 2) o paradigma da Fotografia da cronootografia (Muybridge e Marey) ao cinema (Edison, Lumière) (cont.)
* projecção da sequência da Lanterna Mágica# de "Fanny e Alexandre" de Ingmar Bergman
Bibliografia: texto de Vanessa Schwarts sobre o panorama (verde, nº2).
Os primórdios do cinema
18 Setembro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
O cinema dos primórdios.
Definição do conceito Cinema.
Os antecedentes que conduziram à existência das imagens em movimento.
Os irmãos Lumière e a invenção do Cinematógrafo.
George Méliès: o início da fantasia e da narrativa ficcional no cinema.
Particularidades do cinema na sua origem e a passagem do mudo para o sonoro.
Apresentação do Programa: Avaliação. O cinema antes do cinema
17 Setembro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
Apresentação da disciplina e metodologias de avaliação
16 Setembro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Apresentação: programa da Unidade Curricular, objectivos e métodos.
Comentário e explanação sobre os métodos de avaliação.
Indicação das datas dos dois elementos de avaliação: trabalho e exercício presencial escrito.