Sumários

R. Rossellini, "Paisà" (3)

3 Dezembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

Conclusão da projecção (comentada) de um dvd do filme


Visualização do filme "Eduardo, mãos de tesoura" (Tim Burton, 1990)

2 Dezembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Eduardo, mãos de tesoura (Tim Burton, 1990). 

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Não houve aula

29 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

Não houve aula devido ao docente participar, nesse dia /hora, no Colóquio "Paisagem sem propriedades" na FCSH/UN (Lisboa).

Falta já justificada.


Documentário. Análise do filme "Nostalgia de la Luz" (Patricio Guzmán, 2010). Entrega dos trabalhos.

27 Novembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

O que é um documentário? Como se identifica? O surgimento do documentário e sua evolução ao longo da história do cinema.

Técnicas narrativas do documentário e os seis modos de representação do documentário, segundo Bill Nichols.

Análise do filme Nostalgia de la Luz (Patricio Guzmán, 2010): trilogia poético e política sobre o desejo de preservar a memória colectiva do Chile.

Reflexão sobre memória e esquecimento no contexto do documentário de Patricio Guzmán.

Entrega e comentário sobre os trabalhos (primeiro elemento de avaliação).


O Neo-realismo italiano: Roberto Rossellini (2)

26 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

Roberto Rossellini, "Paisa" (1946)

1. um cinema directo, de "amador", "pobre";
2.  um cinema do "real" ("factos"= "imagem-facto") e  do distanciamento ético (A Bazin);
3. estrutura episódica e rapsódica do fiilme: um "puzzle" de géneros: Horror, melodrama,comédia, documentário, "road movie" (o filme como "traveling" sobre a Itália em guerra);
4.  estrutura episódica (vs) "voz sobre": um filme mais "regional" do que "nacional"; a "pequena" e a "grande história"; resistência do indivíduo e do particular; por um "heroísmo sem heróis" (Millicent Marcus);
5. a temática da "comunicação":  a diversidade das linguas e as contradicções do pós-guerra;
6. a "espera" (duração) como estrutura de possibilitação do "milagre" (epifânia).
* projecção (comentada) da 1ª sequência (a "siciliana") de Paisa.