Sumários

Censura e Cinema no marcelismo (1968-1974)

6 Novembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme O mal-amado (1973), de Fernando Matos Silva, no contexto português da época.

Exemplificação e comentário aos processos de censura a filmes nacionais e estrangeiros durante o governo de Marcelo Caetano.

Enquadramento histórico, social e cultural.


O Cinema de Eisenstein (2)

5 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. A concepção de Montagem:
1.1. o efeito de significação: multiplicação e não adição; produção de uma "3ª imagem" de síntese, global; o trabalho do espectador;
1.2.dois modelos :a Montagem-Ligação= horizontal> descritiva, épica (Koulechov/Poudovkine) / a Montagem-Conflito= vertical> dramática (Eisenstein);
1.3. a montagem de"atracções" no cinema: i) a montagem  como dispositivo confrontacional de condicionamento do espectador; ii)intervenção no real: mais as relações entre os factos do que os factos;
2. A Greve (1925) como exemplo de Montagem-Tropo (Metáfora): a sequência final do filme (crítica a Vertov)
* projecção (comentada) de um dvd do filme


Visualização do filme "O mal-amado" (1973), de Fernando Matos Silva

4 Novembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme O mal-amado (1973), de Fernando Matos Silva.

Algumas pistas para análise visual no contexto histórico. 


"Nouvelle Vague". Análise do filme "O acossado" (Jean-Luc Godard, 1960)

30 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

O movimento da Nouvelle Vague: surgimento, características, heranças e ressurgimentos.

Principais filmes e realizadores.

O novo cinema francês por oposição ao cinema anterior.

Análise do filme O acossado (1960), de Jean-Luc Godard, no contexto da Nouvelle Vague francesa.

 


O Cinema de Eisenstein (1)

29 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyerhold ao Excentrismo da FEKS; do teatro para o cinema; a Montagem de Atracções;
2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos; 2.1. a crítica de outros modelos de montagem: a "continuidade" do cinema de acção americano (Vertov, Koulechov); a "montagem paralela" de Griffith; o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" de Bela Balàzs (vs) a "imagem-em-relação" (célula de montagem) de Eisenstein.
* projecção da CM "O Diário de Gloumov" de Eisenstein