Sumários

Festa do Cinema Francês - Cinema São Jorge

9 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Aula substituída pela Festa do Cinema Francês.

Visualização do filme Rêves de Jeunesse, de Alain Raoust (2019).


D.W. Griffith, "Broken Blossoms" (1919)

8 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema psicológico: o uso do Grande-plano, da  montagem-paralela e dos intertítulos (poetizados, literários) como marcas do "autor" e da função narrativa;
2. o discurso do desejo: 2.1. duplo interdito: de idade e raça; 2.2. entre inibição e sublimação 2.3. a triangulação da cena do desejo (diferido,visto por um ecrã/vitrine); situação do objecto (Lucy) entre a metáfora (floral) e o fetiche (a boneca); 2.4 entra a fetichização e a sublimação;
3. da deflação do Melodrama ("por defeito") à emergência do cinema (como aura, luminosidade).
*projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: textos de Nick Brown e Julia Lesage, sobre o filme, na pasta da cadeira (verde, nº2)
OBSERVAÇÃO: na  6ªf não há aula por o docente ter de se deslocar ao Porto para participar num Colóquio


Visualização do filme "The apartment" (1960), de Billy Wilder.

7 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme The apartment (1960), de Billy Wilder.

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


O Cinema de D. W. Griffith (1)

4 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figural plural e lugar de tensões;
2. o ano de 1908: constituição do MPPC, o primeiro "trust" do cinema; regulação, standardização e reforma (técnica e moral) da indústra; o novo público (letrado, de classe média, feminino) e o novo produto comercial ("one-reel film");
3. a concepção de cinema de Griffith: 3.1. como linguagem universal, visual, moderna e jovem, do movimento e democrática; 3.2. diferenças em relação ao teatro: a relação com a Literatura (Dickens, o Naturalismo) e o Teatro (drama e melodrama); representação contida ("restrained"); 3.3. persistência de elementos do Teatro e elementos especificamente cinematográficos: o "grande plano" ("close up") e a montagem paralela.
* projecçãao de dois filmes da Biograph: "Those Awfull Heats" (1909) e "Death's Marathon" (1913)


Escrita e Cinema. Análise do filme "Carta de uma desconhecida" (Max Ophüls, 1948).

2 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme Carta de uma desconhecida (Max Ophüls, 1948). Qual a sua relação com o conto de Stefan Zweig?

Estratégicas fílmicas utilizadas na adaptação cinematográfica de um objecto escrito.

A importância do tempo no cinema e o modo como é trabalhado neste filme.