Sumários
15 Novembro 2019, 12:00
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Fernando Guerreiro
1. a concepção "atraccional" de forma. do Teatro e da Rádio para o Cinema;
2. duas modalidades de narração: 2.1. uma "oral", a
voice-over (sobre): i) caracterização (Sarah Kosloff); ii) fixação de um plano de Enunciação: o "narrador fundamental"; semelhanças com a câmera subjectiva (na 1º e 3ªpessoa); iii) no plano do enunciado: uma muitiplicidade não resolvida de pontos de visa; os narradores secundários encaixados dos
flashbacks (D. Bordwell); 2.2. outra, "visual": o Plano-sequência com profundidade de campo: as teorizações de André Bazin (em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica") e de Gregg Toland (num texto sobre o filme).
*3. o Prólogo:"No Trespassing": movimento de câmera=movimento do cinema (D. Bordwell); a resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma ("Rosebud"), o ponto de vista da Anamorfose (deformação) da "morte".
* projecção dos 15mn iniciais do filme
13 Novembro 2019, 12:00
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Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Novo Cinema americano: surgimento, características, heranças.
Principais filmes e realizadores.
Roger Corman e os filmes de série B.
Realizadores que começaram na televisão: Robert Altman e Arthur Penn.
Análise do filme Shadows (1959), de John Cassavetes, no contexto da obra do realizador e do Novo cinema americano.
12 Novembro 2019, 12:00
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Fernando Guerreiro
1. um cinema da Imagem: mais "mental" do que "plástica" (1ª Vanguarda francesa); 1.1. a imagem como "alucinação consciente" (Jean Giudal): cinema e sonho;1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão imagnária; o seu modo de uso; 1.3. o cinema como discurso directo do pensamento (Artaud);
2.L. Bunuel/S. Dali, "Un Chien Andalou" (1929)
2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: Imagem-montagem e Imagem-choque; a montagem de atracções (Eisenstein) e a recusa da Metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte); imagem-pulsão (Deleuze) e imagem-amálgaa (reconfiguração das representações do corpo).
* projecção de um filme de Man Ray ("Retour à la raison", 1923) e de "Un ChienAndalou" (Bunuel/Dali)
11 Novembro 2019, 12:00
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Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme Shadows (1959), de John Cassavetes.
Algumas pistas para análise visual / escrita.
8 Novembro 2019, 12:00
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Fernando Guerreiro
Exercício escrito