Sumários

Uma segunda modernidade: Orson Welles

15 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. a concepção "atraccional" de forma. do Teatro e da Rádio para o Cinema;

2. duas modalidades de narração: 2.1. uma "oral", a voice-over (sobre): i) caracterização (Sarah Kosloff); ii) fixação de um plano de Enunciação: o "narrador fundamental"; semelhanças com a câmera subjectiva (na 1º e 3ªpessoa); iii) no plano do enunciado: uma muitiplicidade não resolvida de pontos de visa; os narradores secundários encaixados dos flashbacks (D. Bordwell); 2.2. outra, "visual": o Plano-sequência com profundidade de campo: as teorizações de André Bazin (em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica") e de Gregg Toland (num texto sobre o filme).
*3. o Prólogo:"No Trespassing": movimento de câmera=movimento do cinema (D. Bordwell); a resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma ("Rosebud"), o ponto de vista da Anamorfose (deformação) da "morte".
* projecção dos 15mn iniciais do filme 


Novo cinema americano. Análise do filme "Shadows" (John Cassavetes, 1959)

13 Novembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Novo Cinema americano: surgimento, características, heranças.

Principais filmes e realizadores.

Roger Corman e os filmes de série B.

Realizadores que começaram na televisão: Robert Altman e Arthur Penn.

Análise do filme Shadows (1959), de John Cassavetes, no contexto da obra do realizador e do Novo cinema americano. 


O Surrealismo no Cinema

12 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema da Imagem: mais "mental" do que "plástica" (1ª Vanguarda francesa); 1.1. a imagem como "alucinação consciente" (Jean Giudal): cinema e sonho;1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão imagnária; o seu modo de uso; 1.3. o cinema como discurso directo do pensamento (Artaud);
2.L. Bunuel/S. Dali, "Un Chien Andalou" (1929)
2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: Imagem-montagem  e Imagem-choque; a montagem de atracções (Eisenstein) e a recusa da Metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte); imagem-pulsão (Deleuze) e imagem-amálgaa (reconfiguração das representações do corpo).
* projecção de um filme de Man Ray ("Retour à la raison", 1923) e de "Un ChienAndalou" (Bunuel/Dali)


Visualização do filme "Shadows" (1959), de John Cassavetes.

11 Novembro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Shadows (1959), de John Cassavetes.

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Exercício escrito

8 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito