Sumários

Visualização do filme "O acossado" (1960), de Jean-Luc Godard

28 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme O acossado (1960), de Jean-Luc Godard.

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


O cinema de Vertov: "O Homem da câmera de filmar (1928)

25 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. uma concepção mecânica e óptica do cinema

1.1. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo);

1.2. a Montagem de "intervalos": o filme como "objecto" 1oo% visual;

1.3.o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem;

1.4. a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"); não um Cine-Olho (impressionista e contemplativo) mas um Cinema-Punho (de acção);

2. o carácter autor-referencial de "O Homem da câmera de filmar" (1928) enquanto dispositivo óptico global; carácter reflexivo do motivo da "montagem"; construção da situação do espectador; um filme que se filma a si próprio.

* projecção comentada) de um dvd do filme


Neo-realismo Italiano. Análise do filme "Roma, cidade aberta" (Roberto Rossellini, 1945)

23 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Neo-realismo Italiano: surgimento, características, heranças e ressurgimentos.

Principais filmes e realizadores.

Os três grandes realizadores do Neo-realismo Italiano: Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti.

Análise do filme Roma, cidade aberta (1945), de Roberto Rossellini, no contexto da obra do realizador e do Neo-realismo Italiano. 


O constructivismo soviético: Dziga Vertov (1)b

22 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o "estado das artes" na Rússia anterior  1917: do "cubo-futurismo" ao "suprematismo" (Malevich) e ao "constructivismo" (Rodchenko, Tatlin); 1.1. o constructivismo no cinema: um "fenómeno tecnológico" e não "arte" (Alexei Gan, Dziga Vertov ( Manifesto "We", 1922));1.2. a noção de "filme-objecto";
2. o cinema de Dziga Vertov: Cine-Olho (Kino-Glaz)= Cinema verdade (Kino-Pravda): uma concepção mecância e óptica do cinema: um cinema "100% visual" e específicamente cinematográfico.
* projecção da squência do mercado (compra de carne) de "Kino-Glaz" de Vertov (1924)
Bibliografia: texto de Teresa Mendes Flores sobre "O Homem da Câmara de Filmar" (1928) (pasta da cadeira)


Visualização do filme "Roma, cidade aberta" (1945), de Roberto Rossellini.

21 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Roma, cidade aberta (1945), de Roberto Rossellini.

Algumas pistas para análise visual / escrita.