Sumários
Visualização do filme "O acossado" (1960), de Jean-Luc Godard
28 Outubro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme O acossado (1960), de Jean-Luc Godard.
Algumas pistas para análise visual / escrita.
O cinema de Vertov: "O Homem da câmera de filmar (1928)
25 Outubro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. uma concepção mecânica e óptica do cinema
1.1. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo);
1.2. a Montagem de "intervalos": o filme como "objecto" 1oo% visual;
1.3.o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem;
1.4. a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"); não um Cine-Olho (impressionista e contemplativo) mas um Cinema-Punho (de acção);
2. o carácter autor-referencial de "O Homem da câmera de filmar" (1928) enquanto dispositivo óptico global; carácter reflexivo do motivo da "montagem"; construção da situação do espectador; um filme que se filma a si próprio.
* projecção comentada) de um dvd do filme
Neo-realismo Italiano. Análise do filme "Roma, cidade aberta" (Roberto Rossellini, 1945)
23 Outubro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Neo-realismo Italiano: surgimento, características, heranças e ressurgimentos.
Principais filmes e realizadores.
Os três grandes realizadores do Neo-realismo Italiano: Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti.
Análise do filme Roma, cidade aberta (1945), de Roberto Rossellini, no contexto da obra do realizador e do Neo-realismo Italiano.
O constructivismo soviético: Dziga Vertov (1)b
22 Outubro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
Visualização do filme "Roma, cidade aberta" (1945), de Roberto Rossellini.
21 Outubro 2019, 12:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme Roma, cidade aberta (1945), de Roberto Rossellini.
Algumas pistas para análise visual / escrita.