Sumários

Robert Wiene, "O Gabinete do Dr Caligari" (1920)

18 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. uma alegoria do cinema: entre o "cinema de atracções" (a feira) e o "cinema de arte" (a pintura);

2. um cinema da "simulação": a "forma pintura" (-"gravura");
3. uma "teoria do espectador": entre o "devir-Cesare" (Hinose, passivização) e o "devir Caligari" (alucinação, a via tirânica) (Kracauer);
4.  uma economia do "desejo": o personagem de Jane (cinema, sonho e psicanálise).
* projecção (comentada) de um dvd do filme
 


Planos de trabalho

16 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Aula dedicada ao comentário e esclarecimento de dúvidas relativas ao plano de trabalho.


O Expressionismo no cinema alemão dos anos 20

15 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o Expressionismo na Pintura (alemã): características;
2. O Expressionismo no Cinema. Duas concepções da Imagem =cinema: i) uma estética da Luz (Kurtz): uma dramaturgia do claro-escuro; o claro-escuro como princípio de Montagem no plano; a resolução das tensões na luz (L. Eisner) (Murnau, Fausto, 1926); ii) concepção plástica do plano (relação com a Pintura e a Gravura) (R. Wiene, O Gabinete do Dr Caligari, 1920). Expresionismo, um novo romantismo? (posições diferentes de L. Eisner e G. Deleuze);
3. Existe um cinema expressionista alemão? Posições a favor e contra. 3.1. É Caligari um filme expressionista? (posições de L. Eisner e H. Ihering); 3.2. a polémica da "autoria" de Caligari: um filme de produtores (Erich Pommer), de argumentistas (Carl Mayer, Hans Janowitz), de cenógrafos (Warm, Rohring, Reimman) ou do próprio realizador (R. Wiene)?
* projecção da abertura do Fausto de Murnau (1926)


Cinema Clássico Americano. Análise do filme "The apartment" (Billy Wilder, 1960)

14 Outubro 2019, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Cinema clássico americano: surgimento, características e fim.

O sistema de estúdios e o Star System.

O surgimento do Código Hays e o modo como condicionou o próprio cinema.

Análise do filme The apartment (1960), de Billy Wilder, no contexto do cinema clássico americano. 


Não houve aula

11 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

Não houve aula por o docente ter de participar num colóquio no Porto