Sumários
7 Fevereiro 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
História, memória, cultura histórica.
6 Fevereiro 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Aula comum e partilhada , que decorreu no Anf. IV , com os docentes Profa. Doutora Ângela Fernandes e Prof. Doutor Luís Afonso.Temas e problemas acerca da Comparação e dos Métodos Comparativos em Literatura , História,História da Arte,Humanidades e Ciências Sociais em especial Antropologia e Sociologia . Debate com os alunos sobre questões abordadas nas intervenções dos docentes.
A comparação , mas também a relação ou a ordenação , etc como operações elementares do pensamento , acção, senso comum, de todos os sapiens-sapiens / humanos.A Comparação como fundamento e universal dos campos da História e da Antropologia. O emergir no século XVIII da Comparação sistemática e metódica.Por exemplo, a obra
L´Esprit des Lois,1748 de Montesquieu ou
La Scienza Nuova,1723 com edição completa em 1744 , de Giambattista Vico.
Breve elucidação em torno do termo e do estatuto de método.Os Métodos como regras operatórios de uso consensual em investigação .Duas definições de Método : Wright Mills, 1959 e R.Barthes,1966.Os Métodos são Plurais e Mistos. Não existe uni-método pois para fazer operações de investigação em Método Comparativo tenho de fazer operações em Método Relacional ou em Método Serial ,etc e vice-versa.A investigação implica sempre métodos mistos embora de composição que pode ser harmoniosa e plural ou tendencialmente hegemónica e singular deste ou daquele método.Os métodos são interdependentes com o objecto e o objectivo da investigação e ainda mais com as teorias e os conceitos reguladores .
Algumas regras de operação dos Métodos Comparativos em História , Antropologia Histórica,Sociologia Histórica. Comparar o Quê ? e para Quê ?.Fundamentar as unidades de comparação que devem ser sempre homogéneas pois caso contrário a comparação está falseada á partida. Métodos Comparativos sincrónicos e diacrónicos,macro e micro.A necessidade crítica de fundamentar e de testar os resultados comparativos . Comparar em investigação Diferenças e/ou Similitudes , Constantes e/ou Variáveis , é sempre Precisar ,Fundamentar ,ensaiar enunciados de razão com prova factual/documental , Razão Protocolada qualitativa e quantitativamente.
4 Fevereiro 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Problemas conceptuais: a distinção entre história e memória.
Comentário e debate de um texto de Marc Bloch.
4 Fevereiro 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Sugestões de possíveis trabalhos .Indicação e apresentação de dez obras de antologia e de entrevistas a historiadores e teóricos do pensamento social, sobre teorias e filosofias da história como, por exemplo ,Anna Green e Kath Leen Troup (ed. )-
The Houses of
History : A critical reader in twentieth- century History and Theory, N. York,N. York U. Press,1999 ou Adam Budd ( ed. ) -
The Modern Historiography Reader : Western Sources,N.York,Routledge,2009.
O objectivo dos trabalhos é o de análise textual o mais desenvolvida possível mas, ao mesmo tempo , de contextualização do corpo de enunciados no campo , discursivo e sócio - cultural , que os fez e viu nascer.
Os trabalhos são acompanhados e dialogados desde o início de modo a que os alunos desenvolvam uma iniciação prática directa a temas e problemas de Teoria da História.
As Teorias da História como pluralidade .Não existe Teoria Una/ Única do Historiar e muito menos da Vida Humana Individual-Social como Temporalidade.A pluralidade teórica e prática é sempre um campo de posições concorrencial,conflitual,hierárquico. O emergir do termo " Filosofia da História " que surge impresso , pela primeira vez ,em 1765 em obra de Voltaire ( 1694- 1778 ).
31 Janeiro 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Problemas conceptuais: introdução.