Sumários

História, memória, cultura histórica.

7 Fevereiro 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

História, memória, cultura histórica.


Comparação e  Métodos Comparativos

6 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula comum e partilhada , que decorreu no Anf. IV , com os docentes Profa. Doutora Ângela Fernandes e Prof. Doutor Luís Afonso.Temas e problemas acerca da Comparação e dos Métodos Comparativos em Literatura ,    História,História da Arte,Humanidades e Ciências Sociais em especial Antropologia e Sociologia . Debate com os alunos sobre questões abordadas   nas intervenções dos docentes.

A comparação ,  mas  também a relação ou a ordenação , etc como operações elementares do pensamento , acção, senso comum,  de todos os sapiens-sapiens / humanos.A Comparação como fundamento e universal dos campos da História e da Antropologia. O  emergir no século XVIII da Comparação sistemática e metódica.Por exemplo, a obra L´Esprit des Lois,1748 de Montesquieu ou La Scienza Nuova,1723 com edição completa em 1744 , de Giambattista   Vico.
Breve elucidação em torno do termo e do estatuto de método.Os Métodos como regras operatórios de uso consensual  em investigação .Duas definições de Método : Wright Mills, 1959 e R.Barthes,1966.Os Métodos são Plurais e Mistos. Não existe uni-método pois para fazer operações de investigação em  Método Comparativo tenho de fazer operações  em  Método Relacional ou   em Método Serial ,etc e vice-versa.A investigação implica  sempre métodos mistos embora de composição que pode ser harmoniosa e plural ou tendencialmente hegemónica e  singular deste ou daquele método.Os métodos são interdependentes com o objecto e o objectivo da investigação e ainda mais com as teorias e os conceitos reguladores .
Algumas regras de operação dos Métodos Comparativos em História , Antropologia Histórica,Sociologia Histórica. Comparar o Quê ? e para Quê ?.Fundamentar as unidades de comparação que devem ser sempre homogéneas  pois caso contrário a comparação está falseada á partida. Métodos Comparativos sincrónicos e diacrónicos,macro e micro.A  necessidade crítica de fundamentar e  de testar  os resultados comparativos .  Comparar  em investigação  Diferenças e/ou Similitudes , Constantes e/ou Variáveis , é sempre Precisar  ,Fundamentar ,ensaiar enunciados de razão com prova factual/documental  , Razão Protocolada qualitativa e quantitativamente. 


Conceitos de história e memória

4 Fevereiro 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Problemas conceptuais: a distinção entre história e memória.

Comentário e debate de um texto de Marc Bloch.


Em torno dos trabalhos

4 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Sugestões de possíveis   trabalhos .Indicação  e apresentação  de dez obras de antologia e  de  entrevistas a historiadores  e  teóricos do pensamento social, sobre teorias e filosofias da história como, por exemplo ,Anna Green e Kath Leen Troup  (ed. )- The Houses of  History : A critical reader in twentieth- century History and Theory, N. York,N. York U.  Press,1999 ou Adam Budd ( ed. ) -  The Modern Historiography  Reader : Western Sources,N.York,Routledge,2009.

O objectivo dos trabalhos é  o de análise textual o mais desenvolvida possível mas, ao mesmo tempo , de contextualização do corpo de enunciados no campo , discursivo e sócio  - cultural , que os fez e viu nascer.
Os trabalhos  são  acompanhados  e dialogados desde o  início de modo a que os alunos desenvolvam uma iniciação prática directa a temas e problemas de Teoria da História.
As Teorias da História como pluralidade .Não existe Teoria Una/ Única do Historiar e muito menos da Vida Humana   Individual-Social como Temporalidade.A pluralidade teórica e prática é sempre um campo de posições  concorrencial,conflitual,hierárquico. O  emergir do termo   " Filosofia da História " que surge impresso , pela primeira vez ,em  1765 em obra de Voltaire ( 1694- 1778 ).    


Problemas conceptuais: introdução

31 Janeiro 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Problemas conceptuais: introdução.