Sumários

Horizontes de Tempo-  Espaço na teoria e prática da História

18 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Leitura comentada do Prefácio de  La Mediterranée et Le  Monde Mediterranéen ...,1949 de    Fernand  Braudel ( 1902 - 1985 )  .Um dos textos chave do século XX  de formulação explicita de Teoria do Tempo Histórico .Um modelo tridimensional de pluralidade dos tempos históricos  partindo da geohistória,  de uma "história quase imóvel " ,  da mais longa duração mutimilenar  implicando o humano e o meio natural - civilizacional .Sobre este estrato temporal de persistências estruturais e estruturantes ,  em larga medida inconscientes ou subconscientes , uma " história lentamente ritmada " feita de estruturas e conjunturas, persistências e lentas  transformações  , " uma história social  , a dos grupos e agrupamentos ".Sobre " todas estas forças de profundidade " uma superfície visível e imediata , a de " uma história de oscilações breves " feita á dimensão do individuo ,uma história acontecimento.

Uma trilogia de estratos porosos.Diferentes mas interdependentes é o desafio da elucidação de F. Braudel.  A História é descrição e explicação-explicitação  destas temporalidades em mútua implicação.O Tempo-Espaço Histórico  surge como produtor-produto do Humano, dos grupos humanos,de   indivíduos  .O grande desafio do conhecimento histórico é o da elucidação destes situados regimes de historicidade que são configurações de vida e de sentido.
Leitura comentada de passagens da obra " The Significance  of the Frontier in American History   ",1893 de Frederick Jacson Turner ( 1861 - 1932 ) .Texto chave de formulação explicita de uma Teoria do Espaço Histórico a partir do facto geográfico da Fronteira e da Secção-Área . A tese de fronteira como marca diferencial dos E.U. da América frente ao velho mundo europeu.A Fronteira como construção aberta do espaço que combina dimensões geográficas,sociais,económicas,tecnológicas,demográficas,etc.A Fronteira como processo temporal ou de como espaço-tempo se tecem mutuamente  em " similaridades  " e " diferenças ", combinações do " elemento lugar " e do " elemento tempo " . 
Leitura comentada de passagens do Cours de Linguistique Générale  ,1916 de Ferdinand de Saussure ( 1857 - 1913 ) ou de como a Linguística    Estrutural    tem muito a dizer acerca de Tempos , sincronia e diacronia , ao Historiar.


O conceito de tempo: uma introdução

14 Fevereiro 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

O conceito de tempo: uma introdução.

Comentário e debate de um texto de Lynn Hunt.


O Tempo-Espaço do Historiar

13 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Elucidação e diálogo com os alunos acerca do  " Cronotopos" do Historiar , um fenomenal reflexivo.Para o historiar o Tempo - Espaço , em autonomia interdependente , são sempre      múltiplos . Presente , Passado , Futuro ,em projectos concorrenciais , possuem sempre  múltiplas idades-tempos .  Da imediata presença de superfície  passível    de datação   aos  invisíveis acumulados, integrados, disseminados ,  vindos de outros tempos-lugares de emergência e de configuração ,   que na penumbra      ou na sombra  operam  nas possibilidades e limites .

A possibilidade  e    a necessidade   de diferentes programas de Historiar com   acentuação de diferentes estratos temporais . Do acontecimento /passado instante  ao processo / passado distante e como se operam as  diversas e complexas combinações - configurações temporais  .  Exemplos de caso com proximidades e distanciamentos , investigações mais sincrónicas ou diacrónicas, de lógicas de situação ou de constituição de modelos  de época    ou de processo .Sucessão e curta ou longa duração , tanto na vida como na reflexão  da investigação , mas jamais determinismos ou causalidades .
Exemplos concretos a propósito de investigação sobre  temas e problemas  do Historiar Cultural e do Historiar Social em passados distantes e passados próximos.A História como investigação fenomenal / factual dos regimes temporais humanos.Os Sapiens- Sapiens  como produtores- produtos temporoespaciais.  


Uma introdução à história conceptual

11 Fevereiro 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Uma introdução à história conceptual.

Comentário e debate de um texto de R. Koselleck.


Lógicas de Tempo-Espaço na Teoria e Prática do Historiar

11 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O fundamento do fazer história como Temporização fenomenal e reflexiva de  acção humana.Para além das categorias operatórias de Espaço-Tempo existe a   tensão vivencial e intelectual de Presente-Passado-Futuro.Tensão que implica posição no espaço-tempo ou seja observa dor-observação. O Presente como fina camada por entre Passados em traço-poeira  e Futuros projectados-intencionados .A realidade do Presente na pluralidade dos tempos.O   "  Praesens " como : " o que está diante de mim " e " o  eminentemente urgente " . .As muitas e oscilantes presenças de passados no presente : dos  traços  e fragmentos  visíveis aos invisíveis incorporados subconsciente ou inconscientemente. Exemplos concretos históricos a propósito das Línguas-vocábulos mas também de  objectos ou  consumos e hábitos alimentares. Usos do dia a dia presente que possuem um subsolo temporal escondido que orienta nos limites-horizontes possíveis e tendenciais. 

O anterior / passado como pluralidade de passados desde o passado instante acabado de ser-sendo presente até aos passados distantes,  multi- milenares ou multi-seculares , que acumulam possibilidade e limite. em potencial uso presente-futuro.O Presente-Passado-Futuro fazendo-se mutuamente e em configuração aberta de sentido.
A Temporização do Historiar pode orientar a investigação factual-explicativa para um dos quatro tempos modelo ou fazer composições de alguns desses tempos .Ou seja, o Historiar pode operar com o Acontecimento do Passado instante-presente mas também com os Passados recente,presente,distante.Cada uma dessas observações-orientações temporais  leva a diferentes acentuações como as de Situação, Época,Processo .  
Em torno dos trabalhos e das leituras mínimas apontadas no começo do semestre .