Sumários
3 Abril 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Positivismo e materialismo histórico.
O processo de profissionalização dos historiadores.
Comentário e debate de estatísticas e mapas do
Atlas of European Historiography.
2 Abril 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
No próximo dia 8 de Maio de 2020 acaba o nosso semestre. É agora certo que não haverá teste individual presencial e temos, por isso, de encontrar uma alternativa de prova individual escrita.Está acordada a entrega dos trabalhos para o final de Abril, dias 27 a 30 ,que devem ser enviados para o meu email da Faculdade ,que todos conhecem. A prova escrita individual de todos e de cada um vai ser um Relatório , sintético mas assente na leitura ( que se espera cuidada e analítica ) , acerca das duas leituras comuns acordadas logo no inicio do semestre.
Uma dessas leituras é
Writing History in the Global Era ,N.York,Norton,2014 de Lynn Hunt.A aula de hoje é um primeiro apoio a essa leitura .Vamos concentrar a nossa atenção na primeira página de e para uma análise cuidada e o mais sistemática possível .
A obra começa por uma caracterização da situação do Historiar nos primeiros anos do século XXI. L.Hunt afirma que a paisagem do historiar está marcada por dois movimentos.Um de recuo e um outro de grande avanço.A História, investigada e escrita, com base em pressupostos-teorias Sociais e Culturais ,que tinha dominado os programas de investigação do historiar ao longo da segunda metade do século passado " .. perdeu a sua vitalidade,criando incerteza acerca de como a história será escrita no futuro.."/pag.1 .Ao mesmo tempo deste Recuo assiste-se a um Avanço , uma proliferação do tema e do problema da Globalização : " ...é a globalização a nova teoria que vai revigorar a história ? .."/pag.1 .A categoria da Globalização irá : " ...determinar a direcção futura do significado do passado..." ?
Vemos que esta primeira página enuncia muito do essencial desta obra de L.Hunt. Globalização é uma palavra de ordem e de moda , pró e contra, no quotidiano dos nossos dias,nas conversas do senso comum e prático .Mas como se faz e torna categoria operativa e nuclear para a Investigação do Historiar ? O que significa em termos de Lógica Temporal ? As palavras de ordem e de ordenamento fazem sentido em relação e no interior de toda uma tela vocabular.Que articulação com os termos de Modernidade/Modernização ou de Modelo Ocidental ? Estas questões levam L. Hunt a proclamar , no final desta primeira página,que a " história está em crise ".
Bom trabalho e muita saúde
31 Março 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Teorias da história da 1ª metade do séc. XIX.
Comentário e debate de um texto de F. Guizot
31 Março 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Os trabalhos entram agora numa fase final. É altura de ler e reler o texto -objecto que escolheram para analisar .A análise significa ir parágrafo a parágrafo ,página a página,notando as categorias,temas,problemas, que são recorrentes e constantes ao longo do texto-objecto. AÍ está o essencial dos enunciados.O texto-objecto é um corpo ou uma paisagem a decompor nas suas partes mais relevantes-nucleares .Não sabemos antes do ler e reler que partes-tópicos são esses .Não é uma leitura genérica e superficial que nos revela o sobre o que fala o texto.Sobre os temas que são aí mais importantes,como é que estão relacionados e organizados.
Voltando ao exemplo prático da aula anterior, o texto de Tolstoi,vemos que na pág seguinte,pág.217,continua a elucidação de Lei, agora como lei geral,/necessidade ,continua o problema da liberdade-vontade do indivíduo frente á necessidade da Lei,etc.É este levantamento preciso,sistemático,exaustivo que é necessário fazer na análise de modo a que se saiba verdadeiramente o que está naquele Texto-Objecto.Dá trabalho e por causa disso se chama mesmo Trabalho á Análise Textual.Não tem a ver com o impressionismo de uma leitura pessoal-individual mas sim com técnicas de análise .Todo e qualquer outro Leitor pode ver se está ou não correcta a análise,se lá estão ou não e naquele sentido-modo os traços apontados. Saber se outros relevantes traços-enunciados que lá estão não foram alcançados por falta de análise aprofundada.
Em História Ler um Texto é antes de mais ser capaz desta análise.Estamos pois frente a um trabalho prático de Crítica Análise de um objecto que neste caso é um bem pequeno Texto .Não esqueçam,por favor que o trabalho é para ser entregue nos finais de Abril .Estou á vossa disposição para qualquer dúvida .Não esqueçam também as duas Leituras acordadas e os apontamentos-sumários das aulas.
Muita saúde para todos e o máximo de quarentena .Bom trabalho
27 Março 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Filosofias da história do séc. XVIII e princípios do séc. XIX.
Os casos de Kant e Herder.
Comentário e debate de um texto de W. Humboldt.