Sumários

História e cidadania. Aula online.

17 Março 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

História e cidadania. Toda a história é contemporânea?

Comentário e debate de um texto de B. Croce.


Em torno das leituras  comuns acordadas

17 Março 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Está combinado que este tempo de trabalho serve para avançar  nos trabalhos que escolheram e que acompanhámos em relação aos modos e aos objectivos.Vale a pena uma vez mais lembrar que é um trabalho de análise  textual,  o mais sistemática e exaustiva  possível , que visa apresentar o sentido dos enunciados .Não é um comentário de impressões pessoais vossas e muito menos uma  síntese-apanhado de dados sobre vida e obra do autor.É uma analítica textual presa ao corpo/objecto,   aprofundando o máximo que conseguirem o essencial de significação enunciado naquele e   não outro texto-objecto.

As modalidades-métodos para essa análise foram enunciados e praticados em pelo menos duas aulas. O relevante é a capacidade de implicar no texto-objecto os Princípios de Imanência,Autonomia,Conjunto e Interdependência sendo que aqui os dois primeiros são a  grande aposta e desafio a vencer.O texto-objecto não é uma transparência mas sim um enigma de leitura. Leitura   que busca restituir-constituir o máximo possível de sentido de emergência-recepção nele possível-provável.Apenas a partir daqui  pode existir trabalho de interpretação-explicação.O Texto-Objecto do trabalho tem de ser  dissecado e seriado em cada uma das suas partes e no seu todo.Tem de se   avaliado nos temas e problemas centrais, ser medido nas suas frequências chave .
Á vossa inteira disposição por email para as questões que forem necessárias. Votos de muita saúde .       


Crónica e história

13 Março 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Crónica e história.

Comentário de dois textos: um de Fernão Lopes, outro de Oliveira Martins


Releituras

12 Março 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A  História é essencialmente um conhecimento de comparações e de conexões acentuando tempo e espaço como coordenadas de constituição fenomenal. Os homens e as coisas dão a conhecer lugares e situações e essas mesmas coisas  e homens respiram a lógica de situação , a série  de posições e  de relações que os possibilitam e tornam existentes.A História contribui para o conhecimento crítico e fundamentado da realidade em implicação com os outros saberes de Humanidades e Ciências Sociais.

As epidemias são uma constante da mais longa duração na realidade humana.Possuem regras de surgimento e de disseminação que implicam as grandes concentrações populacionais e as rotas de transporte e de comunicação.Constantes também   de fases de surgimento, afirmação,esbatimento,contenção,etc. As epidemias são tanto mais catastróficas para os Humanos quanto menor o desenvolvimento científico, tecnológico, de organização social,etc das sociedades,culturas  e economias onde surgem.
A investigação do Historiar é acerca de factos específicos / situados mas, também , acerca de regulariodades tipológicas, constantes de curta,média,longa duração. 


Bibliografia sugerida :
William  H.  Mcneill- Plagues  and Peoples ,1976<


É a história mestra da vida?

10 Março 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

É a história mestra da vida? Debate.

Anais, crónica e história: diferenças.