Sumários

Identidade

5 Novembro 2025, 09:30 Marta Pacheco Pinto

Problematização do conceito de identidade (individual e cultural) a partir do pensamento de Stuart Hall (“The question of cultural identity”, 1992) e das suas propostas conceptuais de identidade (sujeito iluminista, sujeito sociológico e sujeito pós-moderno), focando em particular a identidade do sujeito pós-moderno. A crise identitária como um fenómeno da modernidade.

Discussão da identidade migrante e fraturada exposta no conto de Jhumpa Lahiri, “The wall” (2017).

Entrega das fichas de leituras corrigidas.


Modelo de gestão da diversidade cultural

4 Novembro 2025, 17:00 Jessica Falconi

Continuação da aula anterior: o paradigma intercultural e a noção de diálogo intercultural.

Sessão de interação (Mentimeter)


As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede. O modelo das dimensões da cultura. Alguns aspetos das seis dimensões propostas pelo autor.

3 Novembro 2025, 09:30 Catarina Isabel Sousa Gaspar

As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede. O modelo das dimensões da cultura. Alguns aspetos das seis dimensões propostas pelo autor. 

AVISO: A data limite para o envio do trabalho escrito foi alterada para o dia 21 de novembro de 2025.

Os trabalhos devem ser enviados em formato PDF, sendo o ficheiro identificado com o primeiro e o último nome, seguido do nº de aluno. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: cgaspar1@edu.ulisboa.pt


A cultura popular "na" cultura erudita

3 Novembro 2025, 08:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

A cultura popular "na" cultura erudita: Wordsworth, Pessoa, Cesariny.


Banalidade do mal

31 Outubro 2025, 12:30 Marta Pacheco Pinto

Realização da segunda ficha de leitura relativa aos textos estudados nas últimas aulas.

Continuação da discussão do conceito de “banalidade do mal”, proposto por Hannah Arendt (Eichmann em Jerusalém, 1963/1964), para compreender a origem do mal em regimes totalitários. A banalidade do mal como uma forma de indiferença pela falta de julgamento ou pela incapacidade (ou renúncia à capacidade) de pensar, questionar, interrogar as consequências dos atos praticados. Relações possíveis entre tolerância e banalidade do mal. As aporias da tolerância. 

Apresentação do poema “7” de Mário de Sá-Carneiro pelos estudantes enquanto representação poética de uma fratura identitária.