Sumários

O orientalismo de Edward Said

15 Outubro 2025, 09:30 Marta Pacheco Pinto

Discussão de excertos selecionados de Orientalismo (1978), de Edward Said, abordado enquanto teoria da representação da alteridade não-europeia, em particular a árabo-islâmica. 

Apresentação por parte dos estudantes de um excerto do périplo de Ali Duaji pelo Mediterrâneo (1935/2020) – as representações femininas do Ocidente/Europa e do Oriente/Ásia. 

Diferentes aceções do termo orientalismo – enquanto estudo académico, enquanto estilo de pensamento/discurso assente numa oposição ontológica e epistemológica entre ocidente e oriente e enquanto exercício efetivo de poder e autoridade sobre um espaço dito oriental, ou seja, orientalismo académico, orientalismo imaginativo ou gnosiológico e orientalismo como colonialismo.


Stuart Hall

14 Outubro 2025, 17:00 Jessica Falconi

A identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall (continuação)


E. T. Hall - a sua importância na história da comunicação intercultural. A comunicação não verbal: sua importância nos atos comunicativos; os gestos e as expressões, a linguagem corporal na comunicação entre pessoas com identidades culturais distintas.

13 Outubro 2025, 09:30 Catarina Isabel Sousa Gaspar

E. T. Hall - a sua importância na história da comunicação intercultural. A comunicação não verbal: sua importância nos atos comunicativos; os gestos e as expressões, a linguagem corporal na comunicação entre pessoas com identidades culturais distintas.


Património cultural

13 Outubro 2025, 08:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Património cultural nacional e visão global


Representação e estereótipo

10 Outubro 2025, 12:30 Marta Pacheco Pinto

“O jin-rick-shá” (1888), de Wenceslau de Moraes (Traços do Extremo Oriente, 1895): representação literária de uma experiência intercultural numa Singapura cosmopolita. Etnocentrismo e estereotipação. 

Definição e discussão do conceito de estereótipo (Chris Barker 2004; bell hooks 1995) como categorização/construção/ representação generalista e simplificada, que é imposta de fora a um determinado grupo cultural (mecanismo de poder e controlo) e que circula como se fosse uma verdade indiscutível.

Análise de uma representação (literária) da experiência de estranhamento cultural e de quando o sujeito passa de observador a objeto de observação e representação: leitura e discussão da epístola XXX de Cartas persas (1721) de Montesquieu. 

Exercício de brainstorming sobre onde situar o Oriente; Oriente vs. Ásia.