Sumários
Orientalismo (continuação)
17 Outubro 2025, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
Duas tendências de representação do oriente: o oriente feminino (espaço de devassidão e libertinagem) e o oriente masculino (espaço de selvajaria e barbárie). Reflexão sobre a primeira tendência de representação. Ênfase no orientalismo como um sistema de representações ou discursos sobre o Oriente pelo qual se constrói o saber e o imaginário ocidentais sobre esta alteridade e se autoriza uma determinada imagem a seu respeito. Representação e verdade: não há representações verdadeiras ou falsas, mas apenas representações que constroem o seu próprio regime de verdade.
Apresentação, por parte dos estudantes, de um excerto de “Veneza” (1881), adaptação de Antero de Quental, enquanto representação de um oriente próximo apoiado em lugares-comuns.
Identidade nacional
16 Outubro 2025, 17:00 • Jessica Falconi
Narrativas coletivas da identidade nacional portuguesa; o conceito de portugalidade
Património contestado
16 Outubro 2025, 08:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
Património contestado: política, religião, activismo,
O orientalismo de Edward Said
15 Outubro 2025, 12:30 • Marta Pacheco Pinto
Discussão de excertos selecionados de Orientalismo (1978), de Edward Said, abordado enquanto teoria da representação da alteridade não-europeia, em particular a árabo-islâmica.
Apresentação por parte dos estudantes de um excerto do périplo de Ali Duaji pelo Mediterrâneo (1935/2020) – as representações femininas do Ocidente/Europa e do Oriente/Ásia.
Diferentes aceções do termo orientalismo – enquanto estudo académico, enquanto estilo de pensamento/discurso assente numa oposição ontológica e epistemológica entre ocidente e oriente e enquanto exercício efetivo de poder e autoridade sobre um espaço dito oriental, ou seja, orientalismo académico, orientalismo imaginativo ou gnosiológico e orientalismo como colonialismo.
A comunicação não verbal: sua importância nos atos comunicativos; os gestos e as expressões, a linguagem corporal na comunicação entre pessoas com identidades culturais distintas. Alguns aspetos da obra de E. T. Hall.
15 Outubro 2025, 09:30 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
A comunicação não verbal: sua importância nos atos comunicativos; os gestos e as expressões, a linguagem corporal na comunicação entre pessoas com identidades culturais distintas. Alguns aspetos da obra de E. T. Hall.