Sumários
Do oriente como ameaça à intolerância
22 Outubro 2025, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
Síntese dos principais aspetos definidores da retórica orientalista. Discussão da tendência de representação do oriente como espaço de ameaça. Do discurso orientalista de Donald Trump sobre o “vírus da China” ao reacender do mito finissecular do “perigo amarelo”, que a guerra russo-japonesa (1904-1905) agudizou.
Introdução ao tema da (in)tolerância. Definição do termo a partir do texto de Bhikhu Parekh (2005). “Tolerance” vs. “toleration”; tolerância como escolha, poder e problema de limites.
O medo dos bárbaros
21 Outubro 2025, 17:00 • Jessica Falconi
As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede.
20 Outubro 2025, 09:30 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede. Início do seu estudo.
Devolução de património
20 Outubro 2025, 08:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
Devolução de património e o cosmopolitismo de K.A. Appiah.
Orientalismo (continuação)
17 Outubro 2025, 12:30 • Marta Pacheco Pinto
Duas tendências de representação do oriente: o oriente feminino (espaço de devassidão e libertinagem) e o oriente masculino (espaço de selvajaria e barbárie). Reflexão sobre a primeira tendência de representação. Ênfase no orientalismo como um sistema de representações ou discursos sobre o Oriente pelo qual se constrói o saber e o imaginário ocidentais sobre esta alteridade e se autoriza uma determinada imagem a seu respeito. Representação e verdade: não há representações verdadeiras ou falsas, mas apenas representações que constroem o seu próprio regime de verdade.
Apresentação, por parte dos estudantes, de um excerto de “Veneza” (1881), adaptação de Antero de Quental, enquanto representação de um oriente próximo apoiado em lugares-comuns.