Sumários
Sensibilidade intercultural
28 Outubro 2021, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
Do modelo de ajustamento cultural de Shaules passou-se ao modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural proposto por Milton Bennett. De acordo com este modelo, que procura explicar como os indivíduos se relacionam e reagem à diferença cultural, isto é, como a perceção da diferença se traduz num modo de relacionamento concreto com a alteridade, há seis fases de desenvolvimento da sensibilidade à diferença: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração. Explicou-se cada uma a partir da discussão de exemplos concretos. A fase da defesa – a de rejeição e resistência à diferença cultural – é a mais propensa à estereotipação. Neste âmbito, definiu-se “estereótipo” como uma categorização/construção/representação generalista e simplificada que é imposta de fora a um determinado grupo cultural e que circula como se fosse uma verdade indiscutível.
(Em virtude da greve parcial do metro, muitos alunos não puderam assistir à aula, por isso não foram marcadas faltas.)
Representação e tradução cultural
27 Outubro 2021, 09:30 • Marta Pacheco Pinto
Deu-se continuidade à discussão do conceito de tradução cultural a partir do texto de Ovidio Carbonell, que discute os moldes em que a figura do Árabe tem sido reinterpretada, reescrita e manipulada, mostrando como a construção desta imagem tem oscilado entre a filia (sedução) e a fobia (repulsão). Introduziu-se a figura do japanófilo Wenceslau de Moraes, cuja crónica “O jin-rick-shá” (1888) foi analisada. Esta serviu de pretexto para explorar a proposta de ajustamento cultural, ou processo de aprendizagem cultural, elaborada por Joseph Shaules, o qual compreende três reações cognitivas à experiência da diferença: a resistência, a aceitação e a adaptação.
Identity and Cultural Communication (II)
27 Outubro 2021, 09:30 • Roxana Stela Ciolaneanu
the concept of identity;
sexual and gender identity.
Negotiation styles
27 Outubro 2021, 08:00 • Zuzanna Zarebska
"Negotiation styles - Similarities and Differences between american and Japanese University- students" (Vista, Kobayashi)
Identity and Intercultural Communication (I)
25 Outubro 2021, 09:30 • Roxana Stela Ciolaneanu
the concept of other and otherness;
difference as a polysemic concept;
strategies of objectification;
image analysis;
Minority and Majority Identity Development Stages.