Sumários

Fundamentos da Comunicação Intercultural 3

21 Fevereiro 2022, 15:30 Amândio Reis

Continuação da leitura e do comentário de passos seleccionados do capítulo "Understanding and Applying Intercultural Communication in the Global Community: The Fundamentals", de Edwin R. McDaniel e Larry A. Samovar, no volume Samovar et al., Intercultural Communication: A Reader (2015).

— Quatro pontos de ligação entre comunicação e cultura, ou os fundamentos da comunicação intercultural: percepção, padrões de conhecimento, comunicação não-verbal e influência do contexto.
— Discussão em torno do poema "Caro John Wayne", da autora norte-americana Louise Erdrich.


Da representação à aprendizagem cultural

21 Fevereiro 2022, 12:30 Marta Pacheco Pinto

Conclusão da leitura do texto de Carmen Valero-Garcés, a partir da discussão de exemplos concretos. Introdução da figura do japanófilo Wenceslau de Moraes, cuja crónica “O jin-rick-shá” (Traços do Extremo Oriente, 1888) foi analisada e serviu de pretexto para explorar o modelo de relacionamento intercultural elaborado por Joseph Shaules, o qual compreende três reações cognitivas à experiência da diferença: a resistência, a aceitação e a adaptação. Caracterização de cada uma das reações a partir da leitura do excerto “Resistance, acceptance, and adaptation” (2015), de Shaules.


Comunicação e Cultura: uma Abordagem/ A Aldeia Global

21 Fevereiro 2022, 08:00 Zuzanna Zarebska

Marshall McLuhan: A Aldeia Global:  “O meio é a mensagem” (1967). Os meios de transmissão de mensagens são extensão do nosso corpo, sendo que optamos por um particular meio para atingir um determinado objectivo. Os meios trazem com eles estéticas diferentes, a rádio destacará e usará a sonoridade, a internet, a imagem.
Segundo McLuhan, os meios de transmissão de mensagens aprimoram as possibilidades do corpo humano. Por outro lado, nos tempos em que são bem conhecidos os efeitos nocivos das redes sociais ou da televisão, sabemos que os meios de transmissão de mensagem eletrónicos causam danos na mente e corpo humano.  
Para McLuhan as redes de comunicação “elétrica”, a web eram um mosaico e um repositório de possibilidades infinitas que irritavam os mais ortodoxos.
A enfase mudou de importância do detalhe e dos intelectuais públicos ou especialistas para a capacidade de descodificação de mensagens. 
Hot media: os media de muita informação como os jornais, os livros, onde o discurso é detalhado e complexo
Cool media: os media onde há pouca informação mas muito input visual, sonoro etc  tv, as redes sociais 
Eugénio dos Santos, “Comunicação e cultura: uma abordagem”.
•O papel da educação é de dar ferramentas para uma analise crítica dos conteúdos.
•A educação põe o conhecimento em ordem e da nos a capacidade de consumirmos a cultura de uma forma critica
• Cultura não é sinonima com as industrias culturais: cultura futebolística, rap, jazz etc pois faltam as condições para a identificação colectiva.


Identity and Intercultural Communication (I)

18 Fevereiro 2022, 09:30 Roxana Stela Ciolaneanu

  • the concept of other and otherness;

  • difference as a polysemic concept;

  • strategies of objectification;

  • image analysis;

  • Minority and Majority Identity Development Stages.


Discurso político

17 Fevereiro 2022, 18:30 Lucia Comparin

Atos de fala 

Análise de dois discursos políticos