Sumários

Fundamentos das Comunicação Intercultural 1

14 Fevereiro 2022, 15:30 Amândio Reis

Leitura e comentário de passos seleccionados do capítulo "Understanding and Applying Intercultural Communication in the Global Community: The Fundamentals", de Edwin R. McDaniel e Larry A. Samovar, no volume Samovar et al., Intercultural Communication: A Reader (2015).
— Origens remotas e entendimento e aplicações actuais da noção de Comunicação Intercultural.
— A base comunicativa da C.I.; sentidos da "comunicação" enquanto processo.
— As oito componentes da comunicação, em C.I., segundo McDaniel e Samovar.


Do encontro intercultural ao encontro interlinguístico

14 Fevereiro 2022, 12:30 Marta Pacheco Pinto

Discussão das dimensões lexicais e gramaticais na abordagem à hipótese Sapir-Whorf (sobre se e como a língua influencia as estruturas de pensamento). Exemplificação de como a língua é um organismo vivo, que espelha a história e memória de um povo e evolui em função da sua experiência (focaram-se neologismos e estrangeirismos). Reflexão em torno do relativismo linguístico a partir dos exemplos dados no artigo de Lera Boroditsky, “How does our language shape the way we think?” (2009). Leitura do ensaio “From mother tongue to linguistic mother” (2006) de Yoko Tawada, o qual tematiza a experiência do estranhamento linguístico e de como a aquisição de uma nova língua impõe um exercício metalinguístico, quer sobre a nova língua quer sobre a língua-mãe.


Communication and Culture (4)

11 Fevereiro 2022, 09:30 Roxana Stela Ciolaneanu

Clifford Geertz:

  • the concept of culture;

  • ideology as a cultural system;

  • common sense as a cultural system;

  • native's point of view.


Comunicação não verbal

10 Fevereiro 2022, 18:30 Lucia Comparin

Sinais de comunicação não verbal 

Relação com a cultura


Icebergue cultural e relativismo linguístico

10 Fevereiro 2022, 12:30 Marta Pacheco Pinto

Conclusão da análise do artigo “Understanding and applying intercultural communication in the global community: the fundamentals”, de Edwin McDaniel e Larry Samovar (2014). Estudo da imagem do icebergue cultural como metáfora para pensar a cultura a dois níveis, o visível/explícito/objetivo e o invisível/implícito/subjetivo. Discussão de um excerto do capítulo “The intercultural experience”, de Joseph Shaules (2007), que utiliza a imagem do icebergue cultural para analisar a hipótese Sapir-Whorf (anos 1920/30) a fim de compreender como a cultura através da língua influencia a perceção e a cognição (modo como vemos, compreendemos e nos relacionamos com o mundo), dimensões relevantes da estrutura profunda da cultura. Diferenciação das versões forte e fraca da hipótese (o determinismo e o relativismo linguísticos, respetivamente), com recurso a David Katan. Exemplificação de constrangimentos lexicais (sobretudo em termos de palavras ditas intraduzíveis) na expressão e perceção da realidade sociocultural.