Sumários

Apresentação. Programa. Bibliografia. Avaliação

16 Setembro 2024, 12:30 Rodrigo Furtado

 

 

1. Programa

 

Da Cultura da Antiguidade tardia à Cultura Medieval

 

I.               Antiguidade tardia (ss. IV-VII)

1.     ‘No princípio era o Logos’: o Cristianismo como uma religião clássica. Neoplatonismo e Cristianismo.

2.     A conversão de Constantino e a cristianização da sociedade: o que aconteceu aos deuses clássicos?

3.     Ciceronianus e/ou Christianus? ‘Onde estiver o teu tesouro, aí está também o teu coração’.

  1. A complexificação de Deus – _debates em torno da divindade cristã e a definição da Trindade.

5.     A cristianização do eremitismo pagão: o microcosmo monástico e a configuração da sociedade cristã. 

6.     O saque de Roma e Agostinho: o nascimento da filosofia política medieval.

7.     Inscrever Deus no espaço e reconhecê-lo no tempo: a inteligibilidade cristã do mundo e da história.

8.     A morte de Vergílio? Educação e cultura na Hispânia visigoda. O caso de Isidoro de Sevilha.

9.     O desafio ao imperialismo cristão: a Hégira e o triunfo do monoteísmo islâmico.

 

II.             Idade Média (ss. VIII-XV).

10.  Quando o mundo não acaba: translationes imperii/regni: Roma – Aquisgrano, Toledo – Oviedo – Leão.

11.  Roma/25 de Dezembro/800: renascimento imperial e política cultural – o programa carolíngio.

12.  Scriptoria, livros e bibliotecas: o que se guardava? O que se copiava? O que se lia?

13.  O Islão peninsular: a transmissão do saber clássico. Sobre a ‘escola de tradução de Toledo’.

14.  A reforma gregoriana: a sacralização da sociedade e a monarquia papal.

15.  Heresias, mendicantes e ‘novas’ propostas de sabedoria/espiritualidade: repensar a Igreja.

16.  Desenvolvimento urbano e nascimento da universidade. Para uma ‘democratização’ da cultura?

17.  A descoberta de Aristóteles: a Escolástica como método e o triunfo da Razão lógica.

18.  A nova cultura aristocrática: a codificação das virtudes guerreiras e o amor cortês.

19.  A construção dos novos reinos: rei, festas rituais, língua, unidade étnica e igrejas ‘nacionais’.

20.  O triunfo da contestação – o Renascimento: as origens medievais de uma construção ideológica.

      2. Bibliografia

a)      P. Brown (1971), The world of Late Antiquity from Marcus Aurelius to Muhammad, London, 49-68.

b)     M. Humphries (2018), Christianity and paganism in the Roman Empire, 250–450 ce’, A companion to religion in Late Antiquity, Malden, MA, 61-80.

c)      R. van Dam (2007), The Roman revolution of Constantine, Cambridge, 283-362.

d)     G. O’Daly (1999), Augustine’s City of God. A reader, Oxford, 1-38.

e)      B. Breed (2021), ‘The politics of Time: epistemic shifts and the reception history of the Four Kingdoms Schema’, Four Kingdom Motifs before and beyond the Book of Daniel, Leiden-Boston, 300-328.

f)      P. Brown (2013), The rise of Western Christendom. Triumph and diversity. AD 200-1000, Malden, MA, Oxford, West Sussex, 434-462.

g)      R. McKitterick (1989), The Carolingians and the written world, Cambridge, 165-210.

h)     G. Strohmaier (2009), ‘The Greek heritage in Islam’, The Oxford handbook of Hellenic Studies, Oxford.

i)      Ch. Burnett (2011), ‘Communities of learning in twelfth-century Toledo’, Communities of Learning. Networks and the Shaping of Intellectual Identity in Europe, 1100–1500, Turnhout, 9-18.

j)      A. Meyer (2009), ‘Papal monarchy’, Companion to the Medieval world, Malden, MA-Oxford-Chichester, 372-396.

k)     G. G. Merlo (2014), ‘Christian experiences of Religious non-conformism’, The Oxford handbook of Medieval Christianity, Oxford.

l)      T. B. Noone (2002), ‘Scholasticism’, A companion to Philosophy in the Middle Ages, Malden, MA, Oxford, Victoria, 55-64.

m)    Ph. Rosemann (2009), ‘Philosophy and Theology in the Universities no companion to Medieval world’, Companion to the Medieval world, Malden, MA-Oxford-Chichester, 544-560.

n)     R. E. Barton, R. E. (2009), ‘Aristocratic culture: kinship, chivalry and court culture’, Companion to the Medieval world, Malden, MA-Oxford-Chichester, 500-524.

o)     J. Watts (2009), The making of polities. Europe, 1300-1500, Cambridge, 68-98.

p)     N. Mann (1996), ‘The origins of humanism’, The Cambridge companion to Renaissance humanism, Cambridge, 1-19.

            3. Avaliação

Teste 1: 1/3 da nota final

Matéria: Ponto I do Programa

Data: 28 de Outubro de 2024, à hora da aula, presencial. Inclui:

Estrutura: perguntas de resposta curta (variável: entre 1 e 10 linhas) e escolha múltipla.

                três perguntas de desenvolvimento médio (ca. ½ página A4 cada).

    uma pergunta de desenvolvimento (ca. 1-1 ½ páginas A4)                   

 

Teste 2: 1/3 da nota final

Matéria: Ponto II do Programa

Data: 8 de Janeiro de 2025, à hora da aula, presencial. Inclui:

Estrutura: perguntas de resposta curta (variável: entre 1 e 10 linhas) e escolha múltipla.

                três perguntas de desenvolvimento médio (ca. ½ página A4 cada).

    uma pergunta de desenvolvimento (ca. 1 ½-2 páginas A4)                   

 

Trabalho: 1/3 da nota final

Briefing

Introdução

Imagine que é responsável numa empresa de comunicação vocacionada para trabalhar com cultura. Eu sou Director de um museu. Vou ter com a sua empresa com um briefing: quero promover as peças medievais da minha colecção. Deve pegar numa qualquer peça do meu museu, produzida até 1500, e (i) fazer uma descrição/explicação da mesma; (ii) compreender(interpretar a sala onde ela se encontra no museu; e (iii) pensar numa proposta de exposição centrada nessa peça, mas que pode conter outras peças deste ou de quaisquer outros museus nacionais ou estrangeiros.

 

Requisitos:

A.    O projecto deve constar de três partes:

 

1. OBJECTO (2000 palavras): 35% da nota

            a) escolha um objecto de arte medieval que lhe interesse, produzido entre os anos 300-1500, e que se encontre num qualquer museu à sua escolha, que possa visitar (pintura, ourivesaria, escultura, mobiliário, cerâmica);

            b) descreva pormenorizadamente o objecto. Não interessam especialmente as características artísticas per se porque este não é um projecto de História de Arte, mas de Cultura e Comunicação. Descreva com o máximo de pormenor o que vê. Descreva todas as partes ou elementos do objecto (imagem principal, imagens mais pequenas ou secundárias), e identifique as cenas e personagens que nele estão representados. Qual o significado dessas cenas e personagens em termos simbólicos? O que quis o autor (mesmo que ele seja desconhecido) dizer?

            c) Procure saber: quando, quem, para quem, onde, porquê? (por vezes não conseguimos responder a todas estas perguntas; podemos avançar hipóteses plausíveis).

            d) Procure explicar em que me medida esse objecto se insere/resulta do contexto cultural da Idade Média; e de que modo ele também ajuda a compreender/estudar a cultura medieval.

e) embora possa usar a internet, tem de provar de algum modo que viu presencialmente o objecto: preferencialmente, uma selfie (eventualmente, bilhete do museu).

 

2. A SALA ONDE ESSE OBJECTO SE ENCONTRA ACTUALMENTE (1000 palavras): 20% da nota

            Todas as salas de um museu supõem uma determinada lógica na sua organização. Um curador não amontoa objectos ao acaso. Sendo assim,

a) de que modo o objecto que escolheu dialoga com os outros objectos (quais?) que se encontram na mesma sala do museu? Qual a narrativa que está por trás dessa sala? Seja concreto.

 

3. O PROJECTO (2000 palavras): 45% da nota

            a) Como imaginaria uma mini-exposição com uma única sala, que integrasse este objecto?

- que objectos colocaria com ele (pode escolher objectos de outros museus, mesmo que não tenha visitado, incluindo no estrangeiro)? Justifique.

            - qual o público alvo? Porquê?

- como seria a disposição da sala (pode usar elementos gráficos)?

            - como se chamaria a exposição?

            - escreva pelo menos um texto curto de apresentação, para o público em geral.

 

B.    O projecto pode ser feito individualmente ou em grupos de dois ou, no máximo, três pessoas.

 

C.    A minha perspectiva como cliente não é de História de Arte. Eu quero contratar um especialista em Cultura (eu quero promover a cultura medieval num museu; quero obrigar a reflectir de que modo lê a cultura medieval num museu; de que modo um museu me ajuda a compreender um período em termos culturais) e Comunicação (quero saber como é que um museu comunica e transmite uma narrativa; de que modo seria possível organizar uma narrativa museológica em torno de um objecto medieval).

 

D.    pode e deve usar bibliografia (textos que encontre que falem do objecto, do período cultural, do contexto histórico, ou de qualquer outro aspecto que considerem relevante); pode usar internet, mas não de forma exclusiva. Esta é uma encomenda séria, que exige uma resposta profissional por parte de alguém com formação superior na área.

 

E.    DATAS:

Até 20 de Outubro por mail: proposta de objecto com uma curta justificação (até 250 palavras).

Até 28 de Outubro: minha resposta.

Até 3 de Novembro por mail: ressubmissão de novo objecto, caso seja necessário.

Até 1 de Janeiro por mail: entrega do projecto

8 de Janeiro: feedback – contrato-vos ou não?