Sumários

II. A Semântica como Filosofia Primeira. B: O Monismo Semântico Radical - 2

20 Novembro 2020, 11:00 António José Teiga Zilhão

1. O Axioma V dos Grundgesetze der Arithmetik de Frege. A contradição a que o mesmo dá origem. Exibição desta contradição no Paradoxo de Russell acerca de classes. Apresentação e construção do Paradoxo de Russell a partir de uma leitura irrestrita do Axioma da Compreensão. Solução proposta por Russell para o paradoxo: a Teoria dos Tipos. Caracterização breve da mesma. O Paradoxo de Grelling como variante semântica do Paradoxo de Russell. Apresentação e construção do Paradoxo de Grelling.

2. Recusa de Wittgenstein em aceitar uma qualquer variante semântica da Teoria dos Tipos como modo de solucionar o Paradoxo de Grelling, dada a sua manifesta artificialidade e carácter ad hoc. Solução alternativa proposta por Wittgenstein no Tractatus Logico-Philosophicus: os objectos teriam formas com valências combinatórias próprias; um simbolismo adequado representá-las-ia sem ambiguidade; uma tal representação excluiria automaticamente a possibilidade de se construírem expressões linguísticas que violassem a forma lógica determinada pelas possibilidades combinatórias permitidas pelas formas intrínsecas aos objectos mas que aparentariam ter sentido quando formuladas na linguagem natural. 


II. A Semântica como Filosofia Primeira. B. O Monismo Semântico Radical  - 1

19 Novembro 2020, 12:30 António José Teiga Zilhão

O Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein - introdução geral à obra e ao autor. O monismo semântico radical contido no Tractatus: 1) Rejeição da distinção conceito (insaturado)/objecto (saturado) de Frege por, alegadamente, ser ainda reminiscente da distinção aristotélica sujeito/predicado; 2) Linguagem e Mundo: proposições complexas, proposições elementares e nomes; factos, estados de coisas e objectos. Mundo como totalidade dos factos; factos como concatenações de estados de coisas; estados de coisas como concatenações de objectos. Proposições complexas como concatenações de proposições elementares; proposições elementares como concatenações de nomes; nomes como representantes linguísticos dos objectos. 3) Os objectos do Tractatus: os objectos como os elementos últimos obtidos na análise semântica; noção de forma de um objecto; existência de uma diversidade de formas objectuais possuidoras de distintas valências combinatórias. 


Crítica de Agamben à distinção estabelecida por Foucault entre "soberania" e "governamentalidade".

19 Novembro 2020, 09:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

A importância do fenómeno dos campos de concentração nazis para refutar a tese de Foucault segundo as qual já vivemos num regime de governamentalidade. Soberania e estado de excepção. 


II. A Semântica como Filosofia Primeira. A. O Dualismo Semântico - 5

16 Novembro 2020, 12:30 António José Teiga Zilhão

A Begriffsschrift

A notação conceptual ou conceitografia ( Begriffsschrift) desenvolvida por Frege. Exposição dos princípios construtivos bidimensionais subjacentes à mesma. Ilustração dos mesmos com exemplos. A  Begriffsschrift concebida como  lingua characterica do pensamento puro e não como simples  calculus ratiocinator. Contraste entre a Begriffsschrift e a simbologia lógica standard actualmente em uso. Vantagens e desvantagens de cada uma delas. O peso determinante que as desvantagens tipográficas da simbologia desenvolvida por Frege tiveram na sua não adopção pela comunidade lógico-filosófica coeva e subsequente e na pouca atenção que os seus pontos de vista filosóficos tiveram durante a maior parte da sua vida. O impacto que a recepção calorosa do trabalho de Frege por Bertrand Russell teve na difusão do mesmo pelas comunidades filosóficas anglófonas no século XX.


A crítica de Agamben à distinção estabelecida por Foucault entre a época da soberania e a época da governamentalidade

16 Novembro 2020, 09:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

A importância do fenómeno dos campos de concentração nazis para refutar a tese de Foucault segundo as qual já vivemos num regime de governamentalidade. Soberania e estado de excepção.