Sumários

A história do conceito de "biopolítica" antes de Foucault. Os programas de eugenia no início do sec.XX

9 Novembro 2020, 09:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Leitura de alguns capítulos da obra Bios de Roberto Esposito. A antiga história dos modelos ortopédicos no governo dos vivos.


duas figuras da biopolítica sanitária: a lepra e a peste

6 Novembro 2020, 11:00 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Foucault é o grande pensador da medicina social. Regresso às grandes teses da obra O Nascimento da Clínica. Na obra H istória da Loucura Foucault mostra a importância da luta contra a lepra nas origens do encarceramento das vidas "anormais" e, portanto, nas origens das práticas e representações ocidentais da "doença mental". Os fenómenos da peste no ocidente e a invenção de um governo policial e disciplinar segundo a obra Vigiar e Punir. A correlação entre a criação da medicina social e o regime liberal em economia. 


II. A Semântica como Filosofia Primeira. A - O Dualismo Semântico - 1

6 Novembro 2020, 11:00 António José Teiga Zilhão

A Investigação fregeana em torno dos fundamentos da aritmética como uma investigação em torno do sentido dos juízos numéricos - 1. 

1.1. Contraste entre o género de perguntas por meio das quais Kant aborda a investigação sobre os fundamentos da Aritmética e o género de perguntas por meio das quais Frege aborda o mesmo tópico - enquanto que as primeiras são de natureza epistémica, as segundas são de natureza semântica. 

1.2. Análise fregeana do sentido dos juízos numéricos: estes são juízos acerca de conceitos e não acerca de objectos.

1.2.1. Tal como nos juízos declarativos categóricos gerais, nos juízos numéricos um conceito de primeira ordem satura um conceito de segunda ordem. 

1.2.2. Os conceitos de segunda ordem associados aos juízos numéricos têm, todavia, uma maior complexidade lógica que os conceitos de segunda ordem (ser cheio e não ser vazio) associados aos juízos declarativos categóricos gerais; mais em particular, a definição daqueles envolve uma composição destes (i.e., envolve quantificação múltipla) e os conceitos de primeira ordem sobre os quais eles são predicados são também conceitos compostos envolvendo não apenas conceitos simples e conectivas lógicas mas também a relação de identidade. 

1.2.3. Dado o modo fregeano de interpretar o sentido de juízos numéricos, torna-se clara a irrelevância do apelo kantiano à intuição para a determinação da sua verdade; enquanto juízos lógicos complexos, a determinação do seu valor de verdade faz-se inteiramente no âmbito do entendimento (no sentido kantiano deste termo).


I. Natureza do Juízo Declarativo. B - Críticas à Teoria Clássica do Juízo - 6

5 Novembro 2020, 12:30 António José Teiga Zilhão

Crítica de Frege à Teoria Aristotélica-Kantiana do Juízo Declarativo - 4

Noção fregeana de Conceito - II 

A) Conceitos simples e conceitos complexos. 

B) Conceitos complexos como composição funcional de conceitos simples por meio do uso de conectivas proposicionais. Condições de satisfação de conceitos complexos. 

C) Conceitos de 1ª ordem e conceitos de 2ª ordem. Saturação de conceitos de 1ª ordem por objectos e saturação de conceitos de 2ª ordem por conceitos de 1ª ordem. 

D) Teoria da Quantificação de Frege: a universalidade e a existência como conceitos de segunda ordem. Juízos gerais como saturações de conceitos de 2ª ordem por conceitos de 1ª ordem.


II. Teoria do Juízo de Frege  

A) Juízos singulares: juízo singular afirmativo, respectivamente, negativo, como saturação de um dado conceito ou do seu conceito complementar por um dado argumento. 

B) Juízos gerais: i) juízo universal afirmativo, respectivamente, negativo, como juízos que afirmam de um conceito composto de primeira ordem K do género 'Se x é A, então x é B', respectivamente, 'Se x é A, então x não é B', que ele cai debaixo do conceito de segunda ordem 'X é satisfeito por todos os objectos do domínio'; ii) juízo particular afirmativo, respectivamente, negativo, como juízos que afirmam de um conceito composto de primeira ordem K do género 'x é A e x é B', respectivamente, 'x é A e x não é B', que ele cai debaixo do conceito de segunda ordem 'X é satisfeito por pelo menos um objecto do domínio' ou 'X não é vazio'.  

C) Juízos relacionais: i) relações como conceitos que necessitam de ser saturados por mais do que um argumento. ii) juízo relacional singular afirmativo, respectivamente, negativo, como saturação de um dado conceito relacional, respectivamente, do seu conceito complementar, por um dado n-tuplo ordenado de argumentos; iii) juízos relacionais gerais como juízos de quantificação múltipla.  

III. Comparação entre o poder expressivo das teorias do juízo de Frege, por um lado, e de Aristóteles ou Kant, por outro lado.


A vida constitui-se como objecto principal da política. A invenção do "empresário de si"

5 Novembro 2020, 09:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Leitura de alguns capítulos de O Nascimento da Biopolítica. A dissolução das formas arcaicas de comunidade e a atomização dos agentes económicos. A substituição da figura do trabalho pela figura do empreendedor. O sujeito económico como "empresário de si". A substituição do trabalho pelo empreendedorismo, e a correlativa substituição do salário pela dívida contraída pelo empresário para os seus investimentos iniciais.