Sumários

O paradigma da complexidade seg. E. Morin

10 Outubro 2019, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

Simples versus complexo: os três princípios do novo paradigma epistemológico por contraste com o cartesiano (dialógico, recursivo e holográfico).


Acontecimentos e acções

10 Outubro 2019, 10:00 Ricardo Santos

A sugestão de que, além de objectos e (talvez) propriedades e relações, o mundo contém também acontecimentos; e as acções são uma espécie de acontecimentos (Davidson). A mesma acção pode ser descrita de várias maneiras, e apenas “sob” algumas delas parece ser intencional. Uma aparente falha de extensionalidade (ou violação do princípio da indiscernibilidade dos idênticos). A formalização de frases de acção e o problema da poliadicidade variável dos predicados de acção (Kenny). A alegada distinção entre acontecimentos particulares e genéricos (von Wright). A solução de Davidson: quantificação sobre acontecimentos; os acontecimentos (de que as acções são uma espécie) são entidades particulares, localizadas, datadas e irrepetíveis. Acontecimentos como causas e efeitos. A individuação dos acontecimentos pelas suas causas e efeitos seria circular. A sua individuação como ocupantes de uma região do espaço-tempo reduz os acontecimentos a objectos físicos, e enfrenta contra-exemplos. A proposta alternativa de Kim: acontecimentos são exemplificações de propriedades por objectos num tempo (ou seja, estados de coisas). Avaliação da proposta: individuação demasiado fina?


Cont. do anterior

8 Outubro 2019, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

A interacção do homem com o universo.


Relações

8 Outubro 2019, 10:00 Ricardo Santos

A lógica e a metafísica tradicionais tendiam a ignorar ou a desvalorizar as relações, pensando que as proposições atómicas são compostas por um sujeito e um predicado e que o mundo é composto por substâncias e seus atributos. Uma das inovações importantes da lógica moderna foi a introdução de predicados de dois ou mais lugares para expressar relações, o que permitiu compreender melhor as proposições com generalidade múltipla. Propriedades das relações binárias: reflexividade, simetria e transitividade. Definições e exemplos. Distinção entre relação não-reflexiva e irreflexiva, não-simétrica e assimétrica, não-transitiva e intransitiva. As relações não-simétricas e a ordem dos termos; a noção matemática de par ordenado. Definição de relação conversa de uma relação dada. Distinção entre relações internas e relações externas (segundo Armstrong). Argumento da regressão infinita de Bradley contra as relações externas. A resposta ao argumento dada por Armstrong: um só ‘truthmaker’ (um facto) para infinitas verdades. O problema da ‘aplicação diferencial’ das relações não-simétricas (Fine). A resposta standard (Russell): as relações não-simétricas têm uma direcção. Objecção à resposta standard. Inconsistência entre três princípios: (i) toda a relação não-simétrica tem uma relação conversa que é distinta dela; (ii) qualquer estado de coisas que resulte da obtenção de uma relação R é idêntico a um estado de coisas resultante da obtenção da sua conversa R*; (iii) nenhum estado de coisas resulta da obtenção de mais do que uma relação. Rejeição da resposta standard e defesa do posicionalismo.


Cosmologia simbólica e científica

7 Outubro 2019, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

O paradigma holístico na cosmologia quântica. A realidade profunda e a fenoménica.
Convergência com a sabedoria oriental.