Sumários

Actualismo e Objectos Meramente Possíveis (2)

11 Novembro 2019, 10:00 Ricardo Santos

Conexões entre tempo e modalidade. Semelhança do debate entre presentistas e eternistas (na filosofia do tempo) com o debate entre actualistas e realistas modais (na filosofia da modalidade). Visão dos momentos passados (ou futuros) como proposições que foram (ou que serão) verdadeiras. Semelhanças entre lógica modal e lógica temporal. O presentismo enfrenta o problema dos objectos não-presentes (completamente passados ou completamente futuros), análogo ao problema dos objectos meramente possíveis para o actualismo. Necessitismo e permanentismo. Inconsistência entre os seguintes três princípios: (1) todas as proposições existem necessariamente; (2) algumas proposições requerem a existência dos objectos acerca dos quais são; (3) muitos objectos e indivíduos existem contingentemente. O necessitismo rejeita (3) (Williamson). A rejeição de (2) como solução alternativa (Plantinga). Mundos possíveis em que a proposição de que Pégaso não existe é verdadeira. Indivíduos e suas heceidades. Existência de heceidades independente da existência dos indivíduos correspondentes. Discussão crítica: necessitismo ou heceitismo?


cont.do anterior

7 Novembro 2019, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

O acto e a potência, princípios explicativos do dinamismo da substância.


Actualismo e Objectos Meramente Possíveis (1)

7 Novembro 2019, 10:00 Ricardo Santos

Avaliação crítica do actualismo. Os dois problemas principais que o actualismo enfrenta: (1) circularidade na definição de mundo possível; (2) problema dos objectos meramente possíveis. Resposta ao primeiro problema: os conceitos de possibilidade e necessidade são fundamentais e primitivos. Análise do segundo problema. Argumento que pretende forçar o actualista a reconhecer que todos os objectos possíveis existem actualmente. A perspectiva necessitista.


Cont. do anterior.

5 Novembro 2019, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

Aristóteles e a descoberta da substância.


Modalidade e Mundos Possíveis (6)

5 Novembro 2019, 10:00 Ricardo Santos

O que são os mundos possíveis? Actualismo versus realismo modal. (1) Actualismo. Os mundos possíveis são conjuntos de proposições consistentes e máximos. Só existe o mundo actual e aquilo que nele há. Os mundos possíveis são elementos abstractos do mundo actual (a par com os números ou com os universais). Dois problemas para o actualismo: o problema da circularidade e o problema dos objectos meramente possíveis (ou possibilia). (2) Realismo modal. Os mundos possíveis como literalmente outros mundos, do mesmo género do mundo actual (i.e., universos concretos particulares), espácio-temporalmente desligados uns dos outros. Nenhum mundo é mais real do que outro, ou tem alguma espécie de privilégio. A indexicalidade de “actual” (semelhante a “aqui” e “agora”). Quantificação restrita (uso dos quantificadores restringindo-os implicitamente ao mundo actual) e quantificação irrestrita. Teoria das contrapartes: semelhança entre mundos e entre indivíduos em mundos diferentes. Argumentos indirectos a favor do realismo modal: alegadamente, a melhor explicação disponível para os factos modais. Problemas para o realismo modal: a “objecção de Humphrey” (apresentada por Kripke) ou a irrelevância causal daquilo que se passa nos outros mundos possíveis; proliferação de espécies de entidades extravagantes; o “olhar incrédulo”, i.e. a extrema implausibilidade do realismo modal.