Sumários

The Incredible Shrinking Man — 1

28 Novembro 2024, 15:30 Amândio Reis

1. Recapitulação dos principais argumentos de Jonathan Burt no prólogo de Animals in Film (2002), com especial incidência sobre a "imagem animal" enquanto conceito necessariamente multifacetado e afectado, relembrando a expressão de Burt, por uma "sobredeterminação" de sentidos e leituras (p.13).

1.1. Retorno ao estudo de caso de Gone to Earth (1950) e da raposa Foxy; reflexão em torno da imagética animal como reflexo das relações humano-animal, evidência da presença e do posicionamento de outros animais na cultura humana, e, finalmente, instância de transformação e mudança dentro desses mesmos planos.
2. Visionamento da primeira parte de The Incredible Shrinking Man (1957), de Jack Arnold. 


Real Mesa Censória: o Edital de 1769

28 Novembro 2024, 12:30 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Análise e comentário do Edital da Real Mesa Censória de 10 de Julho de 1769


Aula 22

27 Novembro 2024, 17:00 Nuno Amado

- Discussão sobre o filme Three Billboards outside Ebbing, Missouri, de Martin McDonagh


Ensaios sobre a cultura. Continuação

27 Novembro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Ensaios sobre a cultura: Jean Baudrillard; Byung-Chul Han; Ortega y Gasset. Continuação.


A imagem (do) animal

26 Novembro 2024, 15:30 Amândio Reis

1. A imagem do animal e a "imagem animal": um regresso à problemática de "olhar os animais" a partir do caso do cinema enquanto medium de grande distribuição e impacto na cultura de massas.

1.1. Leitura e análise de passagens seleccionadas do prólogo de Animals in Film (2002), de Jonathan Burt, e do caso exemplar da longa-metragem Gone to Earth (1950), de Michael Powell e Emeric Pressburger.
1.2. As potencialidades e os condicionamentos da imagem animal no cinema, tendo em conta a sua qualidade ambígua, segundo a reflexão de J. Burt, enquanto elemento de significação (no espaço da imagem cinematográfica) e, simultaneamente, referente externo (no espaço da recepção, do domínio público, das políticas da visualidade).
2. Visionamento da curta-metragem De Poes (1968), de Johan van der Keuken. YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=F78f_0d8PKg