Sumários

Class 9

15 Outubro 2024, 11:00 Mário Vítor Bastos

The lecture approached several thought-provoking topics: 

1. The Cultures of EuropeMosaic (tesseraor “Frankenstein Effect”? 

The lecturer compared European cultures to a mosaicwhere each culture was a distinct, integral part of the whole (tessera), versus the idea of a “Frankenstein effect,” suggesting that the integration of diverse cultures might lead to unforeseen consequences. 

2.Cultural DiversityTranslationBetter Knowing 

The lecturer explored how cultural diversity enriched societies and emphasized the essential role of translation in bridging cultural gapsfostering mutual understandingand promoting better knowledge between different cultures. 

3.Kafka and Prague 

The lecturer examined Kafka’s connection to Prague, highlighting the interplay between present-day Czech culturethe historic Austrian-Hungarian cultureGerman-speaking culturesand the specific experiences of German JewsThe discussion navigated particular and universal cultural themes through Kafka’s work and legacy. 

4.Afropeans versus African-Americans 

The lecture provided a comparative analysis of the cultural identities and contributions of Afropeans (Europeans of African descentand African-Americanshighlighting their unique challenges and outstanding cultural achievementsand underscoring the differences and similarities in their experiences and influences. 

5. Culture and Literature 

The lecturer focused on significant literary works and their cultural contextssuch as Djaimilia Pereira de Almeida's "Lisboa, Luanda, Paraíso," intertwining Lisbon and Luanda’s cultural tapestries. Also discussed were Octavio Paz’s diverse literary contributions and their reflection of Mexican culture and beyond. 

6. Swedish Gangs: A Cultural Phenomenon? 

The lecturer investigated the rise of gang culture in Swedenanalyzing its rootssocietal impactand cultural significancedelving into the socio-economic and cultural factors contributing to this phenomenon. 

7. Tim Parks/Daniel Hahn Controversy at The TLS 

The lecturer addressed this week’s debate in “The Times Literary Supplement” on “What Makes a National Literature?” featuring contrasting views from Tim Parks and Daniel HahnThe discussion centered around the criteria and definitions of national literature in a globalized world. 

8. The Need for International Translations 

The lecture emphasized the importance of translating literary works across languages to promote cultural exchangeunderstandingand the appreciation of global literatureunderscoring how translations enriched the literary landscape. 

9. Different Perceptions of British Literature Inside and Outside Britain 

The lecturer examined how British literature was perceived differently within the UK compared to the rest of the worlddiscussing the factors influencing these perceptions and how they shaped the appreciation and interpretation of British literary works. 



Aula 9

15 Outubro 2024, 08:00 Mário Vítor Bastos

Literatura, tradições orais, diversidade religiosa.


Teorias Culturais e Ética:
O professor começou por rever aspectos da teoria cultural e de metodologias. Os principais tópicos incluíram a relação entre cultura e ética, como interagem entre si, e como as considerações éticas podem preceder ou influenciar as práticas culturais.

Tradições Orais e Identidade Cultural:
 Destacou a importância das tradições orais e escritas na formação das identidades culturais.

Análise de figuras juvenis em obras literárias:
    Chiquinho de Baltasar Lopes' : Um romance que retrata a vida de um jovem rapaz cabo-verdiano, as suas dificuldades e a eventual emigração. Este livro foi utilizado para ilustrar as adversidades da vida insular colonial e o género de literatura juvenil na língua portuguesa. Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, de Alves Redol e Esteiros de Soeiro Pereira Gomes.  For estabelecidos paralelos com Chiquinho. Constantino, por exemplo, a história de um jovem pastor dos arredores de Lisboa, que sonha em abandonar a sua vida rural para se tornar mecânico em Lisboa, refletindo a transição da sociedade rural para a industrial, e uma visão do ambiente pouco consentânea com os valores pós-industriais. Foi ainda uma "Cantigas de Reis", oriundo do norte de Portugal, apresentada como exemplo de persistência das tradições orais anónimas

Tradições Orais:
O professor enfatizou a importância das tradições orais, discutindo como estas existiram antes da cultura escrita e como serviram de base para as práticas culturais. Foi dado um exemplo detalhado da cultura Maori (Nova Zelândia), explicando-se o mito da criação e comparando-o com o Génesis bíblico.

Interação entre Tradições:
Foi explorado como as tradições orais foram registadas por escrito, criando um paradoxo, uma vez que as histórias orais são preservadas na forma escrita. Isto levou a uma discussão sobre a universalidade dos mitos de criação em diversas culturas.

Religião e Cultura:
Foram discutidas em culturas religiosas, como o Cristianismo, o Islão e o animismo. Abordou a diversidade religiosa, o colonialismo, e como a religião pode tanto unir como dividir culturas. Foi dada particular atenção a como diferentes religiões interpretam o papel das mulheres, com referências a textos como o Corão.

Religião e Política:
Deu-se o exemplo de como figuras políticas contemporâneas, em particular Donald Trump e Jair Bolsonaro, exploram e utilizam a religião para obter ganhos políticos. Estses exemplos levaram a reflexões sobre como a religião pode ser tanto um instrumento de libertação como de opressão.

Imaginação Religiosa e Influência Teatral:
A aula terminou com uma introdução a aspectos do teatro de  Gil Vicente, o dramaturgo português do século XVI, conhecido pelas suas moralidades e figuras alegóricas como anjos e demónios. Salientou-se o modo como as suas obras combinam elementos religiosos e sociais combinando-as com o imaginário religioso medieval do céu e do inferno e com o motivo do julgamento.







Aula 9

14 Outubro 2024, 17:00 Nuno Amado

- Leitura e análise de O Mal-Estar da Civilização, de Sigmund Freud


Aula tutórica

14 Outubro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Tutoria de projecto.


Exercício escrito presencial

14 Outubro 2024, 12:30 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Exercício escrito presencial de avaliação formativa