Sumários

Aula 12

23 Outubro 2024, 17:00 Nuno Amado

- Leitura e análise de "Vanguarda & Kitsch", de Clement Greenberg

- Mini-Teste 1


A dimensão simbólica da cultura

23 Outubro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

A dimensão simbólica da cultura: identidade e alteridade.


O macaco-homem de Kafka — 1

22 Outubro 2024, 15:30 Amândio Reis

1. Breve contextualização do conto "Relatório a Uma Academia" (1917) na obra de Franz Kafka e da obra de Franz Kafka — a partir do marco que constitui "A Metamorfose" (1915) — no seu tempo.

1.1. A estrutura enunciativa e o quadro narrativo de "Relatório a Uma Academia": o formato do "relatório", a performatividade inerente à sua apresentação pública, as partes do texto (em termos de exposição, não de demarcação), e o estatuto do narrador na primeira pessoa, acumulando as funções de narrador autodiegético e autor ficcional do texto.
1.2. Leitura de passos seleccionados e análise da abertura do conto enquanto preparação argumentativa e conceptual para o relato da "anterior vida de macaco" do narrador, com a distância de cinco anos relativamente ao presente da narração.


Class 11

22 Outubro 2024, 11:00 Mário Vítor Bastos

The lecture emphasized the importance of understanding cultural diversity, the historical evolution of European identity, and how language and translation shaped interactions with other cultures

1. Universal vs. Particular Cultures: The lecture explored the concept of universal culture—traits shared across different cultures—and contrasted it with the particularities of regional and historical cultures. Examples included European, African, and traditional poetry from various parts of the world, showing that universal concerns like humanity and sport transcended both time and place.

2. European Cultural Identity: A significant portion of the lecture discussed the historical evolution of European culture. It examined the differences between northern and southern Europe and the concept of a "Republic of Letters," referring to a shared intellectual culture across the continent. The lecture referenced thinkers like Montesquieu, who viewed Europe as culturally and geographically divided. It also critiqued the labeling of cultures as "central" versus "peripheral."

3. Translation and Language: The lecture emphasized the importance of improving translation between European nations. It discussed the dynamics between widely spoken languages like English and Portuguese versus smaller languages. It suggested that smaller languages deserved more attention and investment to prevent cultural marginalization.

4. Historical and Artistic Perspectives: The lecture touched on historical cultural movements such as Romanticism and Orientalism. These movements romanticized the "East" (Middle East and Asia) as a fantasy land, and artists like Delacroix painted idealized versions of the Orient. Additionally, the lecture highlighted the historical significance of the Suez Canal as an example of European influence in the East.

5. SWOT Analysis of Culture: Towards the end, the lecture introduced the concept of a SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats) to study culture. This analytical tool was used to evaluate the benefits and challenges of cultural interaction, dialogue, and understanding in today’s multicultural societies.


aula 11

22 Outubro 2024, 08:00 Mário Vítor Bastos

Foram abordados tópicos relacionados com cultura, a natureza e a antropologia, a partir da condição humana, o desenvolvimento cultural e a existência natural.

1. Cultura vs. Natureza:
 
   Foi enfatizado que a cultura latu sensu pode ser entendida como tudo o que se opõe à natureza,  embora conceito stricto sensu seja relativo e varie de acordo com o campo de estudo (por exemplo, antropologia, literatura ou ciência exactas).

2. Antropologia Cultural e Teoria da Evolução:
   - A partir da definição de cultural feita em 1871 pelo antropólogo cultural, Edward Tylor ( a cultura é um complexo de conhecimentos, crenças, leis e costumes, abordou-se  as origens da antropologia cultural no século XIX, influenciada pela teoria da evolução de Charles Darwin, esta última desafiando dogmas religiosos tradicionais sobre a origem humana. 

3. Colonialismo e Antropologia:
   - Aprofundou-se no papel do colonialismo no desenvolvimento da antropologia, debatendo-se como a expansão colonial europeia oitocentista levou ao estudo das culturas e tradições indígenas.

4. Natureza e Cultura na Sociedade Humana:
   - Foi debatido o modo como as sociedades humanas projectam traços culturais no mundo natural, frequentemente antropomorfizando animais. Foi dado como exemplo as fábulas usadas como meio para ensinar lições morais , com os  animais a refletirem características humanas, a prosopopeia ou humanização dos animais: A atribuição de características humanas a entidades não-humanas na cultura e literatura foi debatida, através de vários exemplos, da fábula "A Cigarra e a Formiga" até ao pato Donald e seus amigos.

5. A Dependência da Cultura em Relação à Natureza:
   - Levantou-se a questão de se a cultura pode existir sem a natureza. Foi sugerido que, embora a natureza possa existir sem a cultura, a cultura resulta sempre uma transformação da natureza. Foi realizada uma breve discussão sobre tópicos de Humanidades ambientais nomeadamente sobre o difícil equilíbrio entre cultura e natureza,  posto em causa por constante crises ecológicas.