Sumários

A mulher e o mundo — 1

29 Outubro 2024, 15:30 Amândio Reis

1. Leitura e comentário de passos seleccionados do conto "A Menor Mulher do Mundo", de Clarice Lispector, publicado na colectânea Laços de Família (1960).

1.1. Clarice Lispector e a sua obra: breve contextualização histórico-literária.
1.2. A estrutura narrativa de "A Menor Mulher do Mundo", compreendida entre a abertura, focalizada no explorador Marcel Pretre, e as quatro primeiras reacções à notícia jornalística da descoberta de Pequena Flor.
1.3. Identificação e análise das marcas de racialização e animalização da protagonista.


Class 13

29 Outubro 2024, 11:00 Mário Vítor Bastos

Cultural theory, the dynamic nature of culture, its relationship with nature, and the historical development of civilizations. The professor emphasized the interconnectedness of the study of cultures with fields like science, ethics, and literature, illustrating how each discipline mutually influenced the others.

Key Highlights:
1. Defining Culture:
   - The professor explained that culture was both independent and relational, constantly shaped by historical, social, and environmental contexts. Cultural study provided a framework to examine how societies interacted with and adapted to natural and artificial environments.

2. Historical Influences and Evolution:
   - The lecture traced cultural influences from ancient civilizations (such as Celtic, Roman, Visigothic, and Arabic influences on Iberian culture) to modern ones. These civilizations left profound impacts on societal development, particularly through religion, architecture, and language.

3. The Role of Writing in Cultural Preservation:
   - Writing was described as a monumental shift in human history, enabling the documentation and transmission of knowledge and cultural values across generations. The professor underscored the link between writing, memory, and cultural heritage.

4. Culture vs. Nature:
   - Culture was described as encompassing all that was “non-natural,” created through the transformation of natural resources. However, the professor also explored humanity’s dual role as both a product of nature and a transformative force capable of altering it, leading to both advancements and environmental imbalances.

5. Ethics, Aesthetics, and Cultural Values:
   - Ethics (good vs. evil) and aesthetics (beauty vs. ugliness) intersected within cultural artifacts and influenced judgments and behaviors. The professor discussed how cultural expressions were often co-opted for ideological purposes, especially during political or cultural conflicts.

6. Agency and Influence:
   - The lecture portrayed humans as active agents who shaped and redefined culture, rather than passive recipients. This agency was exercised through institutions like schools and governments and by individuals who contributed to cultural production and dissemination.

7. Contemporary Issues and Technology:
   - The professor noted modern technological advances and their cultural implications, including AI and digital transformations, which reshaped both how culture was consumed and the ways people interacted with cultural content.
    - The lecture concluded with a reminder of the impermanence of cultures and the importance of viewing its study as an evolving and nuanced field.  A balance is necessary between the study of culture with an understanding of its ethical dimensions and broader social impacts.


Aula 13

29 Outubro 2024, 08:00 Mário Vítor Bastos

Focou-se a teoria cultural, examinando tanto aspetos teóricos como práticos. Deu-se uma ideias geral sobre o formato do primeiro teste, o qual se centrará em questões teóricas da cultura debatidas nas aulas. Relembrou-se a necessidade de uma abordagem dinâmica para o estudo das culturas, retratando-as como um processo em constante evolução, moldado pelo ambiente e por precedentes históricos. 

Principais temas principais explorados:

1. Teoria Cultural e seu objecto: O professor enfatizou a importância de compreender o papel da cultura, questionando a sua utilidade e explorando a sua relação com o desenvolvimento social. Foram destacadas definições tradicionais e interpretações variadas, como as propostas por Laura Pires em *Teorias da Cultura*. O professor sublinhou a natureza multifacetada da cultura, abrangendo literatura, história e as complexidades de equilibrar abordagens quantitativas e qualitativas na gestão de tempo na sociedade moderna.

2. Perspetivas Históricas e Modernas da Cultura: Compararam-se as perceções antigas sobre o tempo e a cultura com as noções capitalistas modernas, como “tempo é dinheiro”. Discutiu-se a influência dos valores do Iluminismo, dos avanços tecnológicos e a mudança de culturas tradicionais para digitais, mostrando como estes desenvolvimentos impactaram a identidade e as expectativas culturais.

3. Diversidade Global e Social: Foram examinadas várias normas culturais globais, especialmente no que toca a papéis de género em sociedades tradicionais, como o Afeganistão e Bangladesh, em contraste com normas ocidentais. O professor também refletiu sobre o impacto da tecnologia (como os telemóveis) nas práticas tradicionais.

4. Migração e Intercâmbio Cultural: A migração, sendo uma característica central da história portuguesa, ilustrou a fluidez e a interatividade da cultura. O professor questionou a identidade portuguesa em relação às diversas influências que a moldaram, desde tempos pré-históricos até aos dias de hoje.

5. Relativismo e Ética na Compreensão Cultural: Ao enfatizar o relativismo cultural, a aula discutiu a necessidade de observar a cultura à luz de contextos éticos e históricos. Isto incluiu abordar como sociedades de diferentes épocas e geografias utilizaram a cultura para satisfazer várias necessidades, como a arquitetura e as realizações intelectuais.

6. O Papel da Educação na Sustentabilidade Cultural: A aula sublinhou a importância da educação acessível para todas as culturas como uma ponte entre valores tradicionais e compreensões progressivas.



Aula 13

28 Outubro 2024, 17:00 Nuno Amado

- Leitura e análise de "Da Religião Civil", de O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau


Estudos Culturais: raízes e escolas. Continuação

28 Outubro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Estudos Culturais: raízes e escolas. Continuação.