Sumários

Aula 5

1 Outubro 2024, 08:00 Mário Vítor Bastos

Equiparação a bolseiro.


Aula 5

30 Setembro 2024, 17:00 Nuno Amado

- Leitura e análise de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber


Raymond Williams: cultura social e “todo um modo de vida”

30 Setembro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Raymond Williams: cultura social e “todo um modo de vida”.


Dinêmicas do campo cultural

30 Setembro 2024, 12:30 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

O Campo cultural como "mundo ao contrário"

Noção de "trajectória"
A "Economia dos bens simbólicos"


Class 4

27 Setembro 2024, 11:00 Mário Vítor Bastos

História cultural, tradições orais e a evolução das sociedades humanas.

A aula começou  com informações sobre a logística do curso, como a presença dos alunos e a confirmação das inscrições. O professor referiu-se ao sítio, mariovítor-hcommons.org, onde os alunos podem aceder aos materiais do curso, incluindo resumos das aulas, bibliografias, materiais audio-visuais, etc.

O tema central da aula girou em torno do conceito de cultura, com uma análise aprofundada das tradições orais e sua importância na história humana. Foram contrastadas as tradições orais com a cultura escrita, examinando como as sociedades fizeram a transição da narração oral para a palavra escrita. Exemplos chave, como a influência de figuras como Manuel Antunes na teoria da cultura em Portugal, foram destacados, juntamente com discussões sobre mitos, linguagem e tradições orais em diferentes culturas.

Falou-se extensivamente sobre os períodos históricos do Paleolítico e Neolítico. Descreveu-se como os primeiros humanos desenvolveram ferramentas, como armas com pontas de pedra, e como essas ferramentas levaram a revoluções culturais significativas. A mudança da caça para a agricultura é citada como uma transformação cultural crucial, marcando o início de estruturas sociais mais complexas.

Deu-se uma reflexão sobre revoluções na história, particularmente a “revolução escrita”, que permitiu a preservação e transmissão do conhecimento. Foram abordadas diferentes civilizações antigas, como os egípcios, mesopotâmicos e chineses, explicando como os sistemas de escrita surgiram e influenciaram o desenvolvimento dessas culturas.

Outro tópico importante discutido foi o de carácter e temperamento influenciados pela cultura: argumentou-se que, enquanto o temperamento é biológico, o carácter é moldado pela exposição cultural e educação.

A aula incorporou ainda vários exemplos da literatura, incluindo referências a Shakespeare, nomeadamente à tragédia Julius Caesar. Analisou-se como essa obra interpretada e adaptada em diferentes contextos modernos, a cultura e a hisória clássica, mencionando a sua adaptação ao cinema de Hollywood, em 1953.

Perto do final, a aula retornou ao conceito de tradições orais, explorando a questão de como as narrativas originárias foram transmitidas através das gerações antes do advento da escrita, incluindo uma discussão sobre o papel do ritmo e do verso para tornar as histórias orais mais fáceis de lembrar e transmitir. Houve também uma comparação entre os mitos de criação de diferentes culturas, como os gregos, hebreus e povos indígenas.

A lição foi concluída salientando a importância das tradições orais para as formas culturais contemporâneas, dando-se como exemplo o papel dos griots nas sociedades africanas e sua influência em géneros musicais contemporâneos como o rap e o hip-hop.