Sumários

Não houve aula por motivo de luto (alunos não compareceram)

28 Outubro 2024, 12:30 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Não houve aula por motivo de luto


class 12

25 Outubro 2024, 11:00 Mário Vítor Bastos

In-depth class discussion on cultural analysis, violence, aggression, ethics, aesthetics, and the psychological aspects of human emotions: how culture, psychology, and social conditions shape human behaviour, ethics, and values. 

Main topics discussed 

SWOT Analysis and Cultural Opportunities: The session began with a clarification on SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), emphasizing its relevance in evaluating cultural aspects and opportunities for growth within societies. 

Cultural Conflicts and Violence: Discussion of conflicts (“cultural wars”) and the violent aspects of cultures; how aggression and destructiveness can be natural and cultivated within societal contexts. 

Aggression vs. Violence: Focus on distinguishing natural animal aggression from human-instigated violence. Unlike in animals, human violence is culturally driven and complex, extending into areas like sports, politics, war and crime. 

Violence in Sports and Society: Comparison between aggression in competitive sports to broader social violence, explaining that the controlled aggression of sports sometimes borders on outright violence, notably in high-stakes events where players face significant physical challenges. 

Psychology and Emotions in Cultural Context: Emotions like hate and love were discussed as cultural phenomena, with questions on whether these emotions have rational or irrational bases and how they affect societal values and actions. 

Literary Exploration of Morality: Using Dostoyevsky’s Crime and Punishment, the class examined guilt, justice, and morality, questioning how individuals justify morally ambiguous actions and the role of guilt in self-reflection. 

Ethics and Aesthetics: The session delved into ethical values and aesthetic judgments, discussing how cultural contexts influence concepts of beauty, good and evil, with examples from Oscar Wilde’s The Picture of Dorian Gray. 

Societal Factors Behind Violence and Crime: There was an exploration of the socio-economic causes of crime, referencing Charles Dickens’ depiction of poverty-driven violence. Economic hardship, familial instability, and social pressure were highlighted as significant contributors to criminal behaviour. 

Cultural Education and Crime Prevention: The importance of education as a foundation for ethical behaviour was underscored, with examples from impoverished areas where lack of education, cultural agencies and resources fosters criminality. 

 


Aula 12

25 Outubro 2024, 08:00 Mário Vítor Bastos

Estudo de conceitos teóricos e culturais e ênfase nas relações complexas entre cultura, natureza e sociedade.



1. Teoria e Cultura:
   - A aula começou com uma discussão sobre as origens da "teoria," observando as suas raízes gregas associadas à reflexão prolongada, observação e contemplação. Explorou-se a cultura como uma interseção de ideias e natureza, onde entender a natureza era essencial para compreender as complexidades culturais.
  

2.Natureza vs. Cultura:
   - Constrastaram-se fenómenos culturais e naturais, afirmando que, enquanto a natureza é inflexível e observável (seguindo a ideia de Kant da "coisa em si"), a cultura existe como um conceito construído e relativamente flexível.
   - Este segmento também abordou como a filosofia ocidental muitas vezes minimizou a natureza no discurso cultural, criando uma separação artificial entre os dois domínios.

3. Aplicações dos Estudos de Cultura:
   - A aula destacou as aplicações práticas do estudo da cultura, notando que ele oferece metodologias e ferramentas para contextos reais, especialmente em sociedades multiculturais diversas. Lembrou-se que a cultura molda identidades individuais e coletivas, impactando profissões como jornalismo, educação e trabalho comunitário.
   - Aspectos-chave como a interpretação e a relatividade dos artefactos culturais, desde a literatura às artes visuais, demonstraram as significações flexíveis da cultura através de contextos e períodos de tempo.

4. Análise SWOT e Estudos de Cultura:
   - Uma análise SWOT dos estudos de cultura foi brevemente introduzida, explicando as forças (a ampla aplicabilidade da teoria cultural), as fraquezas (a ambiguidade e relatividade inerentes à definição de cultura), as oportunidades (melhor entendimento intercultural e oportunidades profissionais) e as ameaças (politização e possível manipulação das interpretações culturais).

5.  Agressividade vs. Violência:
   - A aula distinguiu a agressividade como um traço natural evidente entre espécies, enquanto a violência foi considerada um comportamento mais complexo e socialmente construído, especialmente entre humanos. Esta distinção forneceu uma base para analisar conflitos sociais e crime através de uma lente cultural.

6. Influência Económica e Social na Cultura:
   - Os estudantes foram incentivados a considerar o papel das condições socioeconómicas, incluindo a pobreza e a desigualdade, na formação da expressão cultural e do acesso a ela. Este momento discutiu como grupos marginalizados podem adotar subculturas (e.g., géneros musicais com mensagens específicas) como formas de resistência ou identidade.
   - A discussão foi ampliada para as disparidades globais, notando que a dominância cultural ocidental muitas vezes pressiona outras sociedades a conformarem-se, levando a eventuais conflitos ou rasuras culturais.

7. Saúde Mental, Violência e Expressão Cultural:
   - A aula relacionou os desafios de saúde mental com a expressão cultural e a estabilidade social, sugerindo que ambientes de alto stress podem exacerbar tendências violentas. Uma menção à literatura de Charles Dickens destacou como dificuldades sociais e disparidades económicas são artisticamente refletidas e usadas para criticar estruturas sociais injustas e opressivas. Em forma de conclusão enfatizou-se a importância da promoção do estudo e de práticas interculturais cultural de forma a promover sociedade coesa e saudáveis.


O macaco-homem de Kafka — 2

24 Outubro 2024, 15:30 Amândio Reis

1. Tentativa de sistematização das fases da "metamorfose" do protagonista de "Relatório a Uma Academia": da captura na Costa de Ouro à sua "carreira" como homem de espectáculo em Hamburgo.

1.1. Os marcos de uma transformação, ou o estranho caminho para a humanização de Peter o Vermelho: o cativeiro, a interacção, o consumo de álcool e tabaco, a aquisição de linguagem.
1.2. Elementos para um entendimento da cultura enquanto encenação: o "cachimbo" e a "aguardente" como emblemas ostensivamente culturais (i.e., distantes da natureza, do princípio de sobrevivência e de auto-preservação).
1.3. Intermitências da "humanidade" do protagonista?: a coabitação com uma "chimpanzé semi-amestrada".
1.4. O ex-macaco enquanto figura da ambivalência que, por associação e implicação, caracteriza toda a definição de "humano" enquanto devir, construção, ou processo (constrangimento sobre uma suposta "liberdade" animal).


Não houve aula por motivo de luto

24 Outubro 2024, 12:30 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Não houve aula por motivo de luto