Sumários

O migrante

9 Abril 2025, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Discussão do texto “I do not want to build bridges” (2007), de Yoko Tawada.

Apresentação sobre a ponte de Tomar (Tiago Soeiro).

Migração: motivos para a migração; a migração como motor de mudança social e cultural. Análise do texto “Barco” (2023) de Gonçalo M. Tavares. O migrante cosmopolita. As cidades cosmopolitas.


Apresentações orais

9 Abril 2025, 09:30 Jessica Falconi

Apresentações orais em grupo


Identidade(s)

7 Abril 2025, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Sistematização das principais ideias em torno das relações possíveis entre intolerância e banalidade do mal.

Discussão da identidade migrante e fraturada exposta no conto de Jhumpa Lahiri, “The wall” (2017).

Problematização do conceito de identidade (individual e cultural) a partir do pensamento de Stuart Hall (“The question of cultural identity”), focando em particular a identidade do sujeito pós-moderno.


Modelos de gestão da diversidade cultural

7 Abril 2025, 09:30 Jessica Falconi

Assimilacionismo/integração. Multuculturalismo. Interculturalidade


Fronteiras

3 Abril 2025, 17:00 Maria Inês Robalo

Discussão e reflexão acerca do conceito de "fronteira" no âmbito dos estudos de comunicação intercultural a partir do artigo de António Sousa Ribeiro "A retórica dos limites. Notas sobre o conceito de fronteira". A era da globalização não como sinónimo de desaparecimento de fronteiras, mas do seu deslocamento e reformulação a partir de um ponto de vista. A fronteira na dupla acepção de limes e limen. A fronteira entre a violência e a possibilidade de articulação do heterogéneo. A polissemia metafórica da fronteira e as suas multiplas figurações enquanto imagem territorial e para além dela (ex.: terceiro espaço, zona de contacto, não-lugar, barreira, porta, janela, ponte, fantasma). Apresentação de alguns exemplos de figurações da fronteira na cultura visual contemporânea em intersecção com práticas artístiscas: Adrien Missika (As the Coyte flies; We didn't cross the border, the border crossed us), Francis Alys (The Green Line) e Sabine Müller- Funk (Teheran Membranen).

No final da aula foi ainda distribuído um dos textos que subjaz à reflexão proposta por António Sousa Ribeiro, "A Ponte e a Porta" de George Simmel (também disponibilizado no Moodle). Apresentaram-se, brevemente, alguns tópicos: a ponte e a porta como elementos dialécticos que incorporam e visibilizam dois impulsos antropológicos, "vontade de ligação" e "vontade de separação"; a centralidade do ponto de vista e a observação dos elementos mundanos como incorporações/ embodiment de dados sociais e estruturas de poder.

Apresentação do aluno Guilherme Medeiros.