Sumários
Orientalismo (continuação)
19 Março 2025, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Duas apresentações orais: Ponte dos Suspiros em Veneza (Sofia Raminhos e Zaine António) e Ponte Andy Warhol em Pittsburgh (Carolina Cartaxo e Leonor Semedo).
Duas tendências de representação do oriente: o oriente feminino (espaço de devassidão e libertinagem) e o oriente masculino (espaço de selvajaria e barbárie). Análise de excerto do périplo de Ali Duaji pelo Mediterrâneo (2020) enquanto ilustrativo da primeira tendência de representação – a feminização do Ocidente/Europa/superficial e do Oriente/Ásia/profundo. Discussão de Orientalismo (1978), de Edward Said, enquanto teoria da representação da alteridade não-europeia, a partir de diversos exemplos mediáticos das duas tendências supra-identificadas.
Discurso político
19 Março 2025, 12:30 • Lucia Comparin
Análise das características principais do discurso político
Revisão de conteúdos
19 Março 2025, 09:30 • Jessica Falconi
Na primeira parte da aula houve uma revisão de conteúdo através de um exercício interativo de perguntas e respostas.
Na segunda parte da aula foi introduzido o conceito de raça
O nómada
18 Março 2025, 17:00 • Maria Inês Robalo
Análise e discussão de "By Way of Nomadism" (1994) de Rosi Braidotti. A figura do nómada como proposta para representar a subjectividade pós-moderna e a formação de identidade no mundo globalizado. Valorização do movimento, diluição de fronteiras identitárias em favor de identificações múltiplas e mutáveis. A identidade cultural e a diferença no quadro da multiculturalidade, da interculturalidade, e da transculturalidade (Wolfgang Welsch, "Transculturality"). A representação como elemento central do circuito da cultura e da constituição de identidades culturais (Stuart Hall, "The Work of Representation").
O orientalismo de Edward Said
17 Março 2025, 15:30 • Marta Pacheco Pinto
Apresentação oral sobre a Ponte Sint Servaasbrug em Maastricht (Bárbara Gaspar e Rita Costa).
Oriente vs. Ásia. Leitura da epístola XXX das Cartas Persas de Montesquieu (1721), exemplificativa de uma representação orientalista.
Discussão de excertos selecionados de Orientalismo (1978), de Edward Said. Diferentes aceções do termo – enquanto estudo académico, enquanto estilo de pensamento assente numa oposição ontológica e epistemológica entre ocidente e oriente e enquanto exercício efetivo de poder e autoridade sobre um espaço dito oriental, ou seja, orientalismo académico, orientalismo imaginativo ou cognitivo e orientalismo como colonialismo.