Sumários

Análise de Filme

3 Novembro 2022, 17:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A sessão de hoje teve duas partes distintas: 

1. na primeira parte da aula houve a apresentação oral de um trabalho subordinado ao título "A comunidade russa e a ucraniana em Portugal. Estudo de caso";
2. na segunda parte da aula comentámos o filme Babel (2006) realizado por Alejandro González Inarritu e previamente visionado pelos estudante. A discussão fez-se em redor de duas questões: 
a) qual é o tema central do filme?
b) Como é que a Globalização é aqui abordada?


Identity and Intercultural Communication (II)

3 Novembro 2022, 08:00 Roxana Stela Ciolaneanu

  • ethnic identity 

  • national identity

  • age identity

  • regional identity

  • personal identity


A banalidade do mal e a (in)tolerância

2 Novembro 2022, 12:30 Marta Pacheco Pinto

Continuação da discussão do conceito de “banalidade do mal”, proposto por Hannah Arendt (Eichmann em Jerusalém, 1963/1964) para compreender a origem do mal em regimes totalitários. Antagónico ao conceito de tolerância, a banalidade do mal constitui-se como uma forma de indiferença pela incapacidade de pensar, questionar, interrogar as consequências dos atos praticados. Leitura da Declaração de Princípios sobre a Tolerância (1995), que constitui o ponto de partida do artigo de António Sousa Ribeiro sobre “Os limites da tolerância – as ‘lições’ do Holocausto” (2004).


As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede. O modelo das dimensões das cultura. As dimensões da cultura: a distância de poder; a aversão à incerteza; individualismo versus coletivismo; masculinidade e feminilidade.

2 Novembro 2022, 11:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar

As dimensões da cultura: o modelo de G. Hofstede. O modelo das dimensões das cultura. As dimensões da cultura: a distância de poder; a aversão à incerteza; individualismo versus coletivismo; masculinidade e feminilidade. 

Orientações para a elaboração dos trabalhos escritos e para a apresentação dos projetos dos trabalhos - na aula do dia 4 de novembro.


Avó Lives Alone and Exile by Emanuel Melo

2 Novembro 2022, 09:30 Zuzanna Zarebska

The discussion on Emanuel Melo's texts was continued during the class along the following question:

What are you reflections on the acculturation and assimilation processes in the short-story?
A further reflection needs to be made on the following statement from Melo (Walking as Holy Pilgrimage, June, 2022)

This road, somewhere in Terceira, one of the nine Azorean islands, leads to nowhere and at the same time to everywhere. It’s an inviting place to let yourself get lost in time and simply meander without the expectation of reaching a destination beyond what’s in front of you. Besides, the ocean is just a little way beyond to take you away from the insularity of the island whenever you wish to rejoin society.

Walking is the thing I do best; it’s what pilgrims do on their journey to a pilgrimage site. But what if your pilgrimage is not to a destination already anticipated, such as a saint’s shrine, or a holy stone, but rather a walk towards the unknown?

Obligatory reading for next week: Jhumpa Lahiri