Sumários

Da aprendizagem cultural profunda (Joseph Shaules) à sensibilidade intercultural (Milton Bennett)

19 Outubro 2022, 12:30 Marta Pacheco Pinto


Conclusão da análise de “O jin-rick-shá” (1888), de Wenceslau de Moraes. Joseph Shaules e a sua proposta de modelo de aprendizagem cultural profunda, que compreende três reações cognitivas à experiência da diferença: a resistência, a aceitação e a adaptação. Do modelo de ajustamento (aprendizagem) cultural de Shaules passou-se ao modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural proposto por Milton Bennett. Procurando explicar como os indivíduos reagem e se relacionam com a diferença cultural, o modelo divide-se em seis fases de desenvolvimento organizadas em torno de dois polos, o do etnocentrismo e o do etnorelativismo: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração. Discussão das duas primeiras fases, sendo a da defesa – a de rejeição e resistência à diferença cultural – mais propensa à estereotipação (negativa). Definição de “estereótipo” (Barker 2004) como categorização/construção/ representação generalista e simplificada, que é imposta de fora a um determinado grupo cultural e que circula como se fosse uma verdade indiscutível.

Não há aula porque a docente estará em mobilidade de curta duração no estrangeiro

19 Outubro 2022, 11:00 Catarina Isabel Sousa Gaspar


Não há aula porque a docente estará em mobilidade de curta duração no estrangeiro

Introduction to Emanuel Melo/Students' presentations

19 Outubro 2022, 09:30 Zuzanna Zarebska


Introduction to Emanuel Melo/Students' presentations. Discussion on the media and the news' veracity, as well as the state's intervention and control of free speech. 

A Comunicação hoje

18 Outubro 2022, 17:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda


Continuação do estudo do texto de Dominique Wolton "Informar não é comunicar" (A Outra Globalização, 2003) já iniciado na sessão anterior.

Identity and Intercultural Communication (I)

18 Outubro 2022, 08:00 Roxana Stela Ciolaneanu


  • the concept of Other and Otherness;

  • difference as a polysemic concept;

  • strategies of objectification;

  • image analysis;

  • Minority and Majority Identity Development Stages.