Sumários
Da aprendizagem cultural profunda (Joseph Shaules) à sensibilidade intercultural (Milton Bennett)
19 Outubro 2022, 12:30 • Marta Pacheco Pinto
Conclusão da análise de “O jin-rick-shá” (1888), de Wenceslau de Moraes. Joseph Shaules e a sua proposta de modelo de aprendizagem cultural profunda, que compreende três reações cognitivas à experiência da diferença: a resistência, a aceitação e a adaptação. Do modelo de ajustamento (aprendizagem) cultural de Shaules passou-se ao modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural proposto por Milton Bennett. Procurando explicar como os indivíduos reagem e se relacionam com a diferença cultural, o modelo divide-se em seis fases de desenvolvimento organizadas em torno de dois polos, o do etnocentrismo e o do etnorelativismo: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração. Discussão das duas primeiras fases, sendo a da defesa – a de rejeição e resistência à diferença cultural – mais propensa à estereotipação (negativa). Definição de “estereótipo” (Barker 2004) como categorização/construção/ representação generalista e simplificada, que é imposta de fora a um determinado grupo cultural e que circula como se fosse uma verdade indiscutível.
Não há aula porque a docente estará em mobilidade de curta duração no estrangeiro
19 Outubro 2022, 11:00 • Catarina Isabel Sousa Gaspar
Não há aula porque a docente estará em mobilidade de curta duração no estrangeiro
Introduction to Emanuel Melo/Students' presentations
19 Outubro 2022, 09:30 • Zuzanna Zarebska
Introduction to Emanuel Melo/Students' presentations. Discussion on the media and the news' veracity, as well as the state's intervention and control of free speech.
A Comunicação hoje
18 Outubro 2022, 17:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Continuação do estudo do texto de Dominique Wolton "Informar não é comunicar" (A Outra Globalização, 2003) já iniciado na sessão anterior.
Identity and Intercultural Communication (I)
18 Outubro 2022, 08:00 • Roxana Stela Ciolaneanu
the concept of Other and Otherness;
difference as a polysemic concept;
strategies of objectification;
image analysis;
Minority and Majority Identity Development Stages.