Sumários

George Steiner - "In a Post-Culture"/2

15 Fevereiro 2023, 08:00 Chiara Nifosi


Today, we completed our discussion of George Steiner’s text “In a Post-Culture,” drawn from In Bluebeard’s Castle (1971). In the first part of the class, we completed the close reading of the first two paragraphs of the selected excerpt.

After that, we divided the text into sections. The introductory part announces Steiner’s argument about the modification of some fundamental “inner forms” within Western culture; the three assumptions that are no longer valid “in a post-culture” constitute the three main parts of the text. These ideas, which Steiner defines as outdated and no longer tenable, are the following:

-        The idea according to which Western culture is the pivot of classic geography (i.e., superiority conferred to Western culture on a global scale).

-        The idea according to which the curve of progress in the West is ascendant.

-        The idea according to which there is a direct and necessary connection between humanism and humane behavior.

For each part, we read and commented on some key passages, which sometimes reveal a certain ambiguity in the way Steiner positions himself with respect to the notion of high culture and the entanglement between high culture and totalitarian systems. 

“Women and Fiction”; “Professions for Women”, de Virginia Woolf

14 Fevereiro 2023, 15:30 Miguel Ramalhete Gomes


Discussão dois ensaios curtos de Virgina Woolf (Selected Essays): “Women and Fiction”; “Professions for Women”.

Virginia Woolf. Selected Essays, ed. David Bradshaw. Oxford UP, 2009: “Women and Fiction”, pp. 132-139; “Professions for Women”, pp. 140-145.

Conclusão do estudo da obra A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, de Denys Cuche e análise da categoria de "cultura-mundo" (Lipovetsky) e "cultura de entretenimento" (M. V. Llosa)

14 Fevereiro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da obra A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, de Denys Cuche. Sistematização dos principais tópicos presentes no capítulo "A Invenção do conceito científico de cultura". A introdução do conceito etnológico de cultura por Edward Tylor em Primitive Culture (1871) e o relativismo cultural de Franz Boas. A reflexão em torno da cultura a partir da sociologia e da antropologia do século XX: Émile Durkheim e Lucien Lévy-Bruhl. Reflexão em torno de três trechos do capítulo “A Metamorfose de um Palavra”, incluído no livro A Civilização do Espectáculo (2015), de Mario Vargas Llosa (a cultura “light” e a era do entretenimento). Referência ao pensamento de G. Lipovetsky: a sociedade do hiperconsumo, a cultura-mundo nos tempos hipermodernos. Introdução de conceitos-chave no glossário da disciplina (Moodle).

Conclusão do estudo da obra A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, de Denys Cuche e análise da categoria de "cultura-mundo" (Lipovetsky) e "cultura de entretenimento" (M. V. Llosa)

14 Fevereiro 2023, 11:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da obra A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, de Denys Cuche. Sistematização dos principais tópicos presentes no capítulo "A Invenção do conceito científico de cultura". A introdução do conceito etnológico de cultura por Edward Tylor em Primitive Culture (1871) e o relativismo cultural de Franz Boas. A reflexão em torno da cultura a partir da sociologia e da antropologia do século XX: Émile Durkheim e Lucien Lévy-Bruhl. Reflexão em torno de três trechos do capítulo “A Metamorfose de um Palavra”, incluído no livro A Civilização do Espectáculo (2015), de Mario Vargas Llosa (a cultura “light” e a era do entretenimento). Referência ao pensamento de G. Lipovetsky: a sociedade do hiperconsumo, a cultura-mundo nos tempos hipermodernos. Introdução de conceitos-chave no glossário da disciplina (Moodle).

Processos e referências de elaboração identitária.

13 Fevereiro 2023, 18:30 Annabela Rita


Factores de coesão e de desagregação da identidade cultural. Processos de elaboração identitária entre memória e esquecimento. Fatores de referência identitária: censo, mapa, museu, mitos, símbolos, etc.. 

Antes e depois da aula, como habitualmente, foi enviada directamente aos alunos toda a documentação de apoio à reflexão: ppts de apoio à exposição com hiperligações, bibliografia sobre os temas (ebooks na drive), remissões para vídeos da videoteca.