Sumários

Sensibilização à Cultura a partir do fenómeno da Dança (case study).

25 Janeiro 2023, 17:00 Annabela Rita


Sensibilização à Cultura a partir do fenómeno da Dança (case study), uma sua coordenada: das suas relações (representação, expressão, denúncia, influência, reflexão, etc.) e das que mantém com outras coordenadas culturais à sua especificidade (códigos, história e referências). Intervenção da Profª Doutora Isabel Coimbra (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil).

Antes e depois da aula, todo o material de apoio à aula e para aprofundamento das questões abordadas (referências, ppts, bibliografia [pastas com ebooks da drive] e videografia) foi enviado directamente aos alunos por e-mail. Este será o procedimento habitual ao longo do semestre.

Definition of Culture and Post-Colonial Theory.

25 Janeiro 2023, 12:30 Mário Vítor Bastos


Definition of Culture and Post-Colonial Theory.

Theoretical introduction to postcolonial perspectives

25 Janeiro 2023, 08:00 Chiara Nifosi


The objective for the class was to provide an introduction to the main theoretical references that students will find in next week's reading, which is Gayatri Spivak's essay "Can the Subaltern Speak?". The class included what follows:

- Introduction to postcolonial studies to situate Spivak's critique of Western narratives on other cultures.
- General presentation of the main interlocutors of Spivak's analysis (French Poststructuralism and Marxism, especially through the prism of Gramsci's theory of the subaltern).  
Activities included:
- Group discussion on some Foucault's short excerpts on power, domination, and truth, in order to contextualize Spivak's critique of Western production of knowledge. A plenary discussion followed. 
- Reading of one Gramsci's quote from The Prison Notebooks, where he explains the progression from class consciousness to the creation of a state and his idea of domination/subordination. We started commenting on this quote in a plenary discussion but we will go back to it next week, given its relevance for Spivak's analysis.

Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 1

24 Janeiro 2023, 15:30 Miguel Ramalhete Gomes


Programa da unidade curricular: o ensaio sobre a cultura e contextos de crise; avaliação; exploração preliminar de conceitos de cultura.

Apresentação dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular de O Estudo das Culturas

24 Janeiro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Apresentação dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular de O Estudo das Culturas. Estruturando-se em duas secções que procuram fornecer distintos pontos de mira para a inquirição em torno do conceito de “cultura” (I. Pontos cardeais e III. Pontos luminosos, na formulação de Ezra Pound, punti luminosi), a presente Unidade Curricular visa familiarizar os alunos com os instrumentos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo do polimórfico conceito de cultura. Promovendo uma abordagem interdisciplinar, a disciplina pretende proporcionar uma reflexão heteróclita sobre um amplo conjunto de questões, tendo em vista a promoção de um debate sobre os mais prementes temas desta área de estudo. Para o efeito, socorrer-nos-emos dos mais diversos instrumentos conceptuais, estabelecendo diálogo com a teoria crítica, a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade. Procurar-se-á ainda reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais), não deixando de se compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas. A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios:

Teste escrito I (25%); Teste escrito II (40%); Ensaio Final (30%); É valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%).