Sumários
Apresentação e comentário de trabalhos dos alunos.
24 Abril 2023, 17:00 • Annabela Rita
Apresentação e
comentário de trabalhos dos alunos.
Agnès Varda - The Gleaners and I
24 Abril 2023, 08:00 • Chiara Nifosi
Today we watched the movie The Gleaners and I by Agnès Varda, which we will discuss during the next class.
Conclusão do estudo do filme "Birdman", de Alejandro Iñárritu
21 Abril 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo do filme Birdman,
de Alejandro Iñárritu. Principais pontos tratados: temas nucleares; construção
de personagens; modos de narração visual (cinematografia) e banda sonora; a
dialéctica realidade/fantasia; as relações entre cinema e teatro e sistemas
hierárquicos (alta cultura e cultura de massas). Riggan Thomson: a personagem-cometa
e o seu alter ego (Birdman); Mike Shiner (verdade e fingimento); Tabitha
Dickinson: o papel do crítico na manutenção da pureza da alta cultura. Aspectos
técnicos: a relevância do plano-sequência contínuo (modo singular da narração
fílmica); Níveis
narrativos e desdobramentos: a problemática da metaficcionalidade: 1) o conto
de Raymond Carver; 2) a peça encenada durante o filme e 3) o próprio filme Birdman.
A problemática do realismo mágico. Revisão da matéria para o II teste de
avaliação escrito. Material bibliográfico de apoio: Umberto Eco (2015), Apocalípticos e Integrados, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 11-78.
Conclusão do estudo do filme "Birdman", de Alejandro Iñárritu
21 Abril 2023, 11:00 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo do filme Birdman,
de Alejandro Iñárritu. Principais pontos tratados: temas nucleares; construção
de personagens; modos de narração visual (cinematografia) e banda sonora; a
dialéctica realidade/fantasia; as relações entre cinema e teatro e sistemas
hierárquicos (alta cultura e cultura de massas). Riggan Thomson: a personagem-cometa
e o seu alter ego (Birdman); Mike Shiner (verdade e fingimento); Tabitha
Dickinson: o papel do crítico na manutenção da pureza da alta cultura. Aspectos
técnicos: a relevância do plano-sequência contínuo (modo singular da narração
fílmica); Níveis
narrativos e desdobramentos: a problemática da metaficcionalidade: 1) o conto
de Raymond Carver; 2) a peça encenada durante o filme e 3) o próprio filme Birdman.
A problemática do realismo mágico. Revisão da matéria para o II teste de
avaliação escrito. Material bibliográfico de apoio: Umberto Eco (2015), Apocalípticos e Integrados, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 11-78.