Sumários

Apresentação e comentário de trabalhos dos alunos.

24 Abril 2023, 17:00 Annabela Rita


Apresentação e comentário de trabalhos dos alunos.

Agnès Varda - The Gleaners and I

24 Abril 2023, 08:00 Chiara Nifosi


Today we watched the movie The Gleaners and I by Agnès Varda, which we will discuss during the next class.

For those who were absent, link and password to see the movie are available in the Drive.

Tempo e Cultura

21 Abril 2023, 12:30 Mário Vítor Bastos


Tempo e Cultura

Conclusão do estudo do filme "Birdman", de Alejandro Iñárritu

21 Abril 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo do filme Birdman, de Alejandro Iñárritu. Principais pontos tratados: temas nucleares; construção de personagens; modos de narração visual (cinematografia) e banda sonora; a dialéctica realidade/fantasia; as relações entre cinema e teatro e sistemas hierárquicos (alta cultura e cultura de massas). Riggan Thomson: a personagem-cometa e o seu alter ego (Birdman); Mike Shiner (verdade e fingimento); Tabitha Dickinson: o papel do crítico na manutenção da pureza da alta cultura. Aspectos técnicos: a relevância do plano-sequência contínuo (modo singular da narração fílmica); Níveis narrativos e desdobramentos: a problemática da metaficcionalidade: 1) o conto de Raymond Carver; 2) a peça encenada durante o filme e 3) o próprio filme Birdman. A problemática do realismo mágico. Revisão da matéria para o II teste de avaliação escrito. Material bibliográfico de apoio: Umberto Eco (2015), Apocalípticos e Integrados, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 11-78.

Conclusão do estudo do filme "Birdman", de Alejandro Iñárritu

21 Abril 2023, 11:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo do filme Birdman, de Alejandro Iñárritu. Principais pontos tratados: temas nucleares; construção de personagens; modos de narração visual (cinematografia) e banda sonora; a dialéctica realidade/fantasia; as relações entre cinema e teatro e sistemas hierárquicos (alta cultura e cultura de massas). Riggan Thomson: a personagem-cometa e o seu alter ego (Birdman); Mike Shiner (verdade e fingimento); Tabitha Dickinson: o papel do crítico na manutenção da pureza da alta cultura. Aspectos técnicos: a relevância do plano-sequência contínuo (modo singular da narração fílmica); Níveis narrativos e desdobramentos: a problemática da metaficcionalidade: 1) o conto de Raymond Carver; 2) a peça encenada durante o filme e 3) o próprio filme Birdman. A problemática do realismo mágico. Revisão da matéria para o II teste de avaliação escrito. Material bibliográfico de apoio: Umberto Eco (2015), Apocalípticos e Integrados, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 11-78.