Sumários

Aula metodológica e realização de exercício de diagnóstico

31 Janeiro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Aula metodológica: algumas ideias básicas sobre apresentação formal e referenciação bibliográfica. Sistematização: tipologia de trabalhos escritos (normas para a elaboração de recensões e ensaios). Exercício prático sobre expressão escrita e estilística. Momento expositivo: o texto expositivo-argumentativo. Exercício prático: realização de exercício de diagnóstico. Questionário (através do Moodle) sobre conceitos-chave dos Estudos de Cultura, designadamente: etnocentrismo, relativismo cultural, indústria cultural, cultura de massas.


Aula metodológica e realização de exercício de diagnóstico

31 Janeiro 2023, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Aula metodológica: algumas ideias básicas sobre apresentação formal e referenciação bibliográfica. Sistematização: tipologia de trabalhos escritos (normas para a elaboração de recensões e ensaios). Exercício prático sobre expressão escrita e estilística. Momento expositivo: o texto expositivo-argumentativo. Exercício prático: realização de exercício de diagnóstico. Questionário (através do Moodle) sobre conceitos-chave dos Estudos de Cultura, designadamente: etnocentrismo, relativismo cultural, indústria cultural, cultura de massas.


Cultura, percepção e representação: sensibilização aos conceitos e aos fenómenos.

30 Janeiro 2023, 18:30 Annabela Rita

Sensibilização aos conceitos e aos fenómenos de “Cultura”, “Percepção” e “Representação”: suas expressões e problematicidade.

Antes e depois da aula, foi enviada directamente aos alunos toda a documentação de apoio à reflexão: ppts de apoio à exposição com hiperligações, bibliografia sobre os temas (ebooks na drive), remissões para vídeos da videoteca e para uma exposição relativa a um tópico.


Cultura, percepção e representação: sensibilização aos conceitos e aos fenómenos.

30 Janeiro 2023, 17:00 Annabela Rita

Sensibilização aos conceitos e aos fenómenos de “Cultura”, “Percepção” e “Representação”: suas expressões e problematicidade.

Antes e depois da aula, foi enviada directamente aos alunos toda a documentação de apoio à reflexão: ppts de apoio à exposição com hiperligações, bibliografia sobre os temas (ebooks na drive), remissões para vídeos da videoteca e para uma exposição relativa a um tópico.


G. Spivak - "Can the Subaltern Speak?"

30 Janeiro 2023, 08:00 Chiara Nifosi

During class, we discussed Part I and II of Spivak's essay "Can the Subaltern Speak?".

- Introduction to Spivak's life and to her crucial role in the fields of the Subaltern and Postcolonial Studies.
- Presentation of the general structure of the essay and its relevance for the field.
- Part I: Spivak's critique of Foucault and Deleuze's conversation (the transparency of the intellectual, the problem of representation and the subaltern classes, macro vs. micrological texture of power, the danger of essentialism).
- Part II: the notion of epistemic violence in Western representations of the colonial subject. Excursus on what epistemology means and how epistemology may become an instrument of violence.

The discussion also included a digression on the definition of some key notions in essay writing (argument, counterargument, evidence, reasoning).