Sumários

Apresentação dos conteúdos programáticos

24 Janeiro 2023, 11:00 Ricardo Gil Soeiro


Apresentação dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular de O Estudo das Culturas. Estruturando-se em duas secções que procuram fornecer distintos pontos de mira para a inquirição em torno do conceito de “cultura” (I. Pontos cardeais e III. Pontos luminosos, na formulação de Ezra Pound, punti luminosi), a presente Unidade Curricular visa familiarizar os alunos com os instrumentos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo do polimórfico conceito de cultura. Promovendo uma abordagem interdisciplinar, a disciplina pretende proporcionar uma reflexão heteróclita sobre um amplo conjunto de questões, tendo em vista a promoção de um debate sobre os mais prementes temas desta área de estudo. Para o efeito, socorrer-nos-emos dos mais diversos instrumentos conceptuais, estabelecendo diálogo com a teoria crítica, a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade. Procurar-se-á ainda reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais), não deixando de se compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas. A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios:

Teste escrito I (25%); Teste escrito II (40%); Ensaio Final (30%); É valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%).


Apresentação da disciplina.

23 Janeiro 2023, 18:30 Annabela Rita


Apresentação do programa, da bibliografia, da planificação das aulas (com calendarização dos exercícios escritos da turma), dos critérios de avaliação e da metodologia da disciplina.

Em 20/01/2023, foi enviada a Ficha da Disciplina.

Na sequência desta aula, foi enviada documentação onde constam, dentre outras, informações:

1)    sobre o Programa:

“Da cultura como representação e prática; da “cultura erudita” às “indústrias culturais”. 

Identidade e alteridade culturais; monoculturalismo e multiculturalismo. 

Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspetos de uma diferenciação.”;

2)    sobre a Bibliografia da Ficha curricular: toda ela tem ebooks disponibilizados por hiperligação;

3)    sobre a avaliação (actualizável de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação):

“A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.”;

4)    sobre o blog, a videoteca, a biblioteca online e outros elementos de apoio às aulas da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), funcionamento e elementos de acesso. Todo o material de apoio às aulas (ebooks, vídeos, ppts) é de acesso livre através de links indicados.

 

Apresentação da disciplina.

23 Janeiro 2023, 17:00 Annabela Rita


Apresentação do programa, da bibliografia, da planificação das aulas (com calendarização dos exercícios escritos da turma), dos critérios de avaliação e da metodologia da disciplina.

Em 20/01/2023, foi enviada a Ficha da Disciplina.

Na sequência desta aula, foi enviada documentação onde constam, dentre outras, informações:

1)    sobre o Programa:

“Da cultura como representação e prática; da “cultura erudita” às “indústrias culturais”. 

Identidade e alteridade culturais; monoculturalismo e multiculturalismo. 

Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspetos de uma diferenciação.”;

2)    sobre a Bibliografia da Ficha curricular: toda ela tem ebooks disponibilizados por hiperligação;

3)    sobre a avaliação (actualizável de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação):

“A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.”;

4)    sobre o blog, a videoteca, a biblioteca online e outros elementos de apoio às aulas da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), funcionamento e elementos de acesso. Todo o material de apoio às aulas (ebooks, vídeos, ppts) é de acesso livre através de links indicados.

 

Introductory class

23 Janeiro 2023, 08:00 Chiara Nifosi


This introductory class focused on the following topics:

- Presentation of the program (main topics at stake, pedagogic objectives including content-specific and transferrable skills, assessment and evaluation, bibliography).
- Activity through Slido: students created an anonymous word cloud with all the terms that they associate with the notion of culture; we commented the results during a plenary discussion where students brought up some of the expectations that they have for this semester (what is culture, individual vs collective perceptions of culture, the opposition nature vs culture, etc.).
- Activity on the PowerPoint: I showed some maps (Mercator vs Gall-Peters projection, Tabula Rogeriana, Pacific-centered map) to reflect on the ideological component of what we consider "objective" representations, such as cartographic representations, in preparation of Spivak's essay. Plenary discussion followed.