Sumários

Primeira teste

6 Março 2024, 18:30 Pedro Madeira


Contexto do ensaio de John Fahey:
conceitos românticos de "povo" e "nação".

Leitura de excerptos do ensaio de Béla Bartók:
distinção entre música tradicional (criação espontânea,
inconsciente, colectiva, com função ritual, de colectividades
destituídas de qualquer erudição) e música como arte.
Estabelecimento da etnomusicologia enquanto disciplina
científica (ruptura com a abordagem romântica à música
tradicional).

Primeiro teste

6 Março 2024, 17:00 Pedro Madeira




Primeiro teste, 2ª chamada

6 Março 2024, 12:30 Mário Vítor Bastos


Primeiro teste, 2ª chamada.

Nietzsche, “‘Bom e mau’, ‘Bom e ruim’”

5 Março 2024, 11:00 CARLO ARRIGONI


Análise de “‘Bom e mau’, ‘Bom e ruim’”, parágrafos 11-17. Moralidade e ponto de vista. Força vs cultura. A ilusão do sujeito que age. As alusões ao socialismo.

End of "Orientalism" / Introduction to Augé's "Non-places"

5 Março 2024, 09:30 Chiara Nifosi


During the first part of the class, we discussed the last section of Said's introduction, where the author recognizes the importance of his own position within the debate over Arab and Muslim culture in the Western world, and shares his experience in this sense. We also mentioned the reception of Said's book as well as his responses to it, and the limits and the contradictions that Said's argument is likely to encounter. 

In the second part of the class, we started to discuss the notion of non-place by looking at Augé's "Prologue", assigned as a reading for today.